Ir al contenido principal
Ir al menú de navegación principal
Ir al pie de página del sitio
Open Menu
Actual
Archivos
Envíos
Equipo editorial
Declaración de privacidad
Contacto
Sobre la revista
Buscar
Registrarse
Entrar
Inicio
/
Archivos
/
Vol. 2 (2017): Edição Especial II: XIII SIAT & V SERPRO
Vol. 2 (2017): Edição Especial II: XIII SIAT & V SERPRO
DOI:
https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.0
Publicado:
2019-08-15
Editorial
Editorial
Cristina Novikoff
PDF (Portugués)
SIAT & SERPRO - Artigos Completos: MEIO AMBIENTE E AGRÁRIAS
O papel das tecnologias da informação e comunicação (TIC) no cumprimento das metas do plano nacional da educação (PNE)
Francisca Auderlânia de Oliveira Dias
PDF (Portugués)
Pedagogia queer: uma nova proposta no meio educacional
Sandramor do Amaral Ferreira
PDF (Portugués)
Geotecnologias no ensino da cartografia escolar no processo ensino-aprendizagem
Odinei Edson Leite Brasil, Wagna Cristina Ferreira Moura, Maria do Socorro Batista, Alexsadra Bezerra da Rocha
Sem título (Portugués)
PDF (Portugués)
As influências sociais na construção da identidade de gênero
Danielly de Souza Bezerra, Danilly de Sousa Bezerra, Jefferson Antonio Marques
PDF (Portugués)
As relações de gênero dentro da escola:construindo espaços de debate
Rosemere Olimpio de Santana
PDF (Portugués)
Abordando a sexualidade na escola: espaço de reflexão e intervenção
Raquel Evelly Vieira de Araújo, Geovanni Mendes Amancio, Maria Thaís de Oliveira Batista
PDF (Portugués)
Representação feminina na ciência: um olhar sob a perspectiva étnico-racial nos livros didáticos de física
Jucilane Alves dos Santos, Mirleide Dantas Lopes
PDF (Portugués)
Oficina de igualdade de gênero: uma experiência do PIBID com alunos de 9º ano em Cajazeiras
Suzyanne Valeska Maciel de Sousa, Rosemere Olimpio de Santana
PDF (Portugués)
SIAT & SERPRO - Artigos Completos: tecnologia e educação
Resíduos sólidos: tema da educação ambiental inserido no banco internacional de objetos educacionais (BIOE)
Egle Katarinne Souza da Silva, Luislândia Vieira de Figueiredo, Edilson leite da Silva
PDF (Portugués)
Educação ambiental para o ensino de química: utilização dos objetos virtuais de aprendizagem
Felícia Maria Fernandes Oliveira, Edilson Leite da Silva
PDF (Inglés)
Objetos virtuais de aprendizagem para a educação de jovens e adultos disponíveis no banco internacional de objetos educacionais com foco em meio ambiente
Felícia Maria Fernandes Oliveira, Edilson Leite da Silva
PDF (Portugués)
Avaliação da aprendizagem e internacionalização da educação: uma abordagem pela técnica do white paper
Ronier Pereira da Silva, Cristina Novikoff
PDF (Portugués)
A utilização de objetos educacionais como recurso didático para o ensino de química nas séries finais do ensino fundamental
Eriklys Darlan Gomes Bezerra, Thalyta Pessoa Freire, Edilson Leite da Silva
PDF (Portugués)
“Um berço para a civilização do sertão: a cidade de pombal e suas representações identitárias no interior paraibano
Rodrigo Ceballos, Larissa Daniele Monteiro Lacerda
PDF (Portugués)
Tecnologias educativas como estratégia de construção do conhecimento com base no método construtivista
Mateus Andrade Ferreira, Paulo José de Andrade, Marcelo Costa Fernandes
PDF (Portugués)
O uso das TICs no Ensino Médico: primeiras impressões do projeto responda
Gustavo Emilio Pinheiro Dantas, Priscila Almada Torres, Rhanica Evelise Toledo Coutinho
PDF (Portugués)
As diferentes ciências e um instrumento de construção epistemológica
Rhanica Evelise Toledo Coutinho, Joaquim José Jacinto Escola
PDF (Portugués)
Ensino da matemática e o uso das novas tecnologias: uma abordagem interdisciplinar
Ana Beatriz Afonso de Sousa, Rozivânia Fernandes da Silva, Raimunda de Fátima Neves Coêlho
PDF (Portugués)
O uso das novas tecnologias nas aulas de língua inglesa: um relato a partir das práticas de estágio supervisionado
Mayara Marques de Santana, Érica Nayara da Silva Costa, Fabione Gomes da Silva
PDF (Portugués)
Investigação dos objetivos virtuais de aprendizagem dedicados a temática de resíduos sólidos disponíveis no banco internacional de objetos educacionais (BIOE)
Thalyta Pessoa Freire, Eriklys Darlan Gomes Bezerra
PDF (Portugués)
A utilização dos recursos tecnológicos como ferramenta de auxílio no ensino de química
Damião Alves dos Santos Silva, Luciano Leal de Morais Sales
PDF (Portugués)
Recursos midiáticos e multiletramentos no ensino de língua portuguesa
Thaíse Duarte Temoteo Gonçalves, Hérica Paiva Pereira
PDF (Portugués)
SIAT & SERPRO - Artigos Completos: corpo e educação
Regulação, Docilização ou Emancipação? A produtividade na política educacional da pós-graduação stricto sensu brasileira
Aparecida Carneiro Pires, Maria Cecília de Paula
PDF (Portugués)
Corpo: bricolage em busca da interdisciplinaridade
Cristina Novikoff, Otávio Barreiros Mithidieri
PDF (Portugués)
Formação humana para a cultura de paz no contexto social contemporâneo
Maria Sheila Alves da Costa, Dorgival Gonçalves Fernandes
PDF (Portugués)
Docilidade dos corpos? horizontes de uma experiência etnográfica
Maria Larisse Elias da Silva
PDF (Portugués)
Dimensões na ação pedagógica na educação infantil: potencialidades e limites
Milena Cabral de Oliveira, Stanislleya Kaennia Ferreira Lins, Elzanir dos Santos
PDF (Portugués)
Educação matemática inclusiva: musicalidade, neurociência cognitiva e mediação docente
Herica Cambraia Gomes, Ana Lucia Manrique
PDF (Portugués)
Método pedagógico montessoriano contemporâneo e suas implicações na educação infantil
Astânia Ferreira Pessoa
PDF (Portugués)
O uso de metodologias alternativas no ensino de química: um estudo de caso com discentes do 1º ano do ensino médio no município de Cajazeiras-PB
Francisca da Silva, Luciano Leal de Morais Sales, Maria das Neves da Silva
PDF (Portugués)
Das rodas de conversa aos jogos educativos: trabalhando a matemática a partir do lúdico
Danilo de Sousa Cezário, Erica Dantas da Silva, Paloma Ferreira Rolim
PDF (Portugués)
O lúdico como instrumento facilitador nas aulas de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
Marta Magnólia da Silva Oliveira, Danilo de Sousa Cezario
PDF (Portugués)
O brincar e as brincadeiras como ferramentas indispensáveis para a mediação do ensino: trabalhando ludicidade e matemática na educação infantil
Francineide Braga Bezerra, Cicera Nayara de Oliveira Silva, Danilo de Sousa Cezario
PDF (Portugués)
A importância da avaliação antropométrica para analisar os níveis de obesidade em crianças do ensino fundamental II na cidade de São João do Rio - PB
Ilton Estrela da Silveira, Ana Emília Formiga Marques
PDF (Portugués)
Estilos de aprendizagem à luz dos postulados de KOLB: uma análise das práticas nos cursos de administração, ciências contábeis e serviço social em instituições de ensino superior do alto sertão paraibano
Edvanilza Luzia Leite Dos Santos, Gianinni Martins Pereira Cirne, Lúcia Silva Albuquerque
PDF (Portugués)
A constituição da educação infantil nos documentos oficiais brasileiros
Laiza Kamila dos Santos Silva, Manoela da Silva Brito, Dorgival Gongalves Fernandes
PDF (Portugués)
SIAT & SERPRO - Artigos Completos: ensino e diversidades
Estudos culturais, ensino e diversidades - surdos universitários: reflexão na universidade
Geraldo Venceslau de Lima Junior, Karine Martins Cunha Venceslau, Natalia Diniz Silva
PDF (Portugués)
A diversidade cultural da eja: o papel da escola na promoção de uma educação voltada ao tratamento das identidades pessoais, sociais e culturais
Tomaz Caetano Dutra, Maria Adriana Leite Alves
PDF (Portugués)
Família e escola: alguns entendimentos sobre participação
Lucineide Bezerra Braga
PDF (Portugués)
Bullying na escola: uma revisão literária
José Lindemberg Bernardo da Silva, Eridiany Bezerra Gomes, Isaac de Souza Lima
PDF (Portugués)
Estratégias de ensino-aprendizagem com alunos portadores de deficiência intelectual na disciplina de português
Kátia Santos Avelar, Maria Geralda Miranda, Shirley Araújo Cabral
PDF (Portugués)
Jogos Lúdicos como ferramenta no ensino de química: teoria versus prática
Felipe da Silva Matias, Felipe Tavares do Nascimento, Luciano Leal de Morais Sales
PDF (Portugués)
Educação ambiental como ferramenta para o gerenciamento de resíduos sólidos com alunos de escolas públicas de Cajazeiras - PB
Paulo José de Andrade, Glicicleide de Sousa Lima, Luiz Gualberto de Andrade Sobrinho
PDF (Portugués)
Percepção dos discentes sobre a aula prática no ensino de química como potencializadora da teoria
Allanny Kelly de Sousa, Maricélia Lucena Ferreira
PDF (Portugués)
Intervenção psicopedagógica: considerações sobre a criatividade para a produção escrita através da representação poética na escola
Henrique Miguel de Lima Silva, Danielli Cristina de Lima Silva, Márcio Rijoan Albuquerque Cavalcante
PDF (Portugués)
Meus heróis: lembranças discentes no ensino de história
Israel Soares de Sousa, Raquel Leão de Bastos
PDF (Portugués)
Formação de professores para o ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental I
Thayres Sarmento Sá, Lucielma Abrantes Ribeiro de Freitas, Aparecida Carneiro Pires
PDF (Portugués)
A história da química como facilitadora da aprendizagem
Wagney William Pereira de Sousa, Boanerges da Silva Batista, Luciano Leal de Moraes Sales
PDF (Portugués)
Relações entre escola-família-comunidade como mecanismo potencializador da aprendizagem discente nos anos iniciais na escola pública
Géssica Galdino da Silva Pereira, Wiama de Jesus Freitas Lopes
PDF (Portugués)
Inovar no ensino da matemática
Milena Cabral de Oliveira, Stanislleya Kaennia Ferreira Lins
PDF (Portugués)
Etnomatemática: uma abordagem sociocultural na constituição da aprendizagem significativa
Willyan Ramon de Souza Pacheco, José Emidio da Silva Neto
PDF (Portugués)
A literatura e as políticas públicas de formação de leitores no Brasil: o caso do PNBE
Maria Thaize dos Ramos Lira, Taline dos Ramos Lira, Vicentina Maria Ramires
PDF (Portugués)
Por um ensino que forme professores de química para a modalidade de ensino de jovens de adultos
Taline dos Ramos Lira, Maria Thaize dos Ramos Lira
PDF (Portugués)
Uma discussão sobre o tratado da variação linguística na sala de aula: análises e sugestões
Mariana Santiago Ferreira Freitas, Danilly de Sousa Bezerra, Abdoral Inácio da Silva
PDF (Portugués)
Análise dos livros didáticos de química do PNLD 2015 sobre a teoria atômic
Saniel Ferreira, Fernanda Dias da Silva, Luciano Leal de Morais Sales
PDF (Portugués)
Análise dos livros didáticos do PNLD 2015: tabela periódica
Fernanda Dias da Silva, Saniel Ferreira, Luciano Leal de Morais Sales
PDF (Portugués)
Perfil de liderança docente em uma instituição de ensino superior
Arthur Kennedy Nóbrega Silva, Islania Andrade de Lira Delfino, Gianinni Martins Pereira Cirne
PDF (Portugués)
A experimentação investigativa: utilizando materiais alternativos como ferramente de ensino-aprendizagem de química
Darlei Gutierrez Dantas Bernardo Oliveira, Samila da Silva Gabriel, Geovana do Socorro Vasconcelos Martins
PDF (Portugués)
Fatores que influenciam o processo de ensino-aprendizagem sob a perspectiva de alunos do curso de ciências contábeis: uma análise comparativa entre instituições de ensino superior públicas e privadas
Carmem Lúcia Nascimento da Silva, Lúcia Silva Albiquerque de Melo, Islania de Lira Delfino
PDF (Portugués)
Práticas educativas e docência: em busca do ensino crítico
Gildoberg Nunes da Silva, Danielli Cristina de Lima Silva, Henrique Miguel de Lima Silva
PDF (Portugués)
Democratização e ensino: em busca da diminuição das desigualdades sociais
Gildoberg Nunes da Silva, José Neto de Sousa Santos, Henrique Miguel de Lima Silva
PDF (Portugués)
Literatura popular - potencializando saberes e memória coletiva
Maria de Lourdes Dionizio Santos
PDF (Portugués)
Os desafios da pesquisa no alto sertão paraibano: ensino e aprendizado da pesquisa no curso de pedagogia do CFP/UFCG
Maria José Brito
PDF (Portugués)
Práticas didático-pedagógicas do docente no ensino de gramática
Gilberlânia Soares da Silva, Joelma Maria de Abreu, Maria Thaís de Oliveira Batista
PDF (Portugués)
Dificuldades enfrentadas pelo educador infantil do campo em turma multisseriada
Andrêssa Glaucyara Silva Ramos, Emanuella Vieira Lopes, Gabriela Cavalcanti Lucena, Zildene Francisca Pereira
PDF (Portugués)
A relação teoria e prática no processo de formação docente
Willyan Ramon de Souza Pacheco, João Paulo da Silva Barbosa, Dorgival Gonçalves Fernandes
PDF (Portugués)
A escolarização de alunos/as de circo: entre o desejo e a realidade
Ailmo Xavier Soares, Ivanalda Dantas Nóbrega Di Lorenzo
PDF (Portugués)
Educação integral e escola em tempo integral: em busca da formação emancipadora
Maria Severina Gomes Melo da Rocha, Henrique Miguel de Lima Silva, Danielli Cristina de Lima Silva
PDF (Portugués)
A implantação da escola integral em pernambuco: um estudo de caso
Maria Severina Gomes Melo da Rocha, Henrique Miguel de Lima Silva
PDF (Portugués)
A economia solidária no currículo da EJA: desafios e perspectivas para a formação docente
Simary Muniz de Oliveira, Mayara Muniz de Oliveira, Vorster Queiroga Alves
PDF (Portugués)
Formação de professores para a educação infantil: caminhos trilhados
Maria de Fátima Avelino da Silva, Maria Gracielle Vieira Pedroza, Zildene Francisca Pereira
PDF (Portugués)
O papel da escola no enfrentamento da homofobia
Angelita Lúcia de Albuquerque Sousa, Cintia Valéria Assis de Queiroga, Lúcia Maria Temóteo
PDF (Portugués)
O papel da monitoria em cartografia na formação discente
Emanuel Henrique Rulim Pereira, Alexsandra Bezerra da Rocha
PDF (Portugués)
SIAT & SERPRO - Artigos Completos: práticas pedagógicas inovadoras no estágio
Ser professor de geografia: o que me diz a sala de aula
Marcio Antonio Bezerra de Almeida Junior, Cícera Cecília Esmeraldo Alves
PDF (Portugués)
“Batizando os hidrocarbonetos" jogo lúdico no processo de ensino-aprendizagem de química
João Paulo Ferreira Lima, Egle Katarinne Souza da Silva, Luislândia Vieira de Figueiredo
PDF (Portugués)
Pronome: os critérios nas gramáticas, livros didáticos e uma visão da corrente funcionalista
Janaína de Castro, Jorgevaldo de Souza Silva
PDF (Portugués)
Memórias de experiências no estágios supervisionado: indisciplina em sala de aula e o uso de gêneros textuais
Joaline Soares Damasceno de Melo
PDF (Portugués)
Um estudo significativo de expressões algébricas e equações
Amanda Alves de Lima, Rosinângela Cavalcanti da Silva
PDF (Portugués)
Reflexões sobre ser professor de geografia: o que diz a sala de aula
Genilson Oliveira Costa Silva, Cícera Cecília Esmeraldo Alves
PDF (Portugués)
Geometria relacionada ao cotidiano
Alrineide de Melo Ferreira, Rosinângela Cavalcanti da Silva
PDF (Portugués)
SIAT & SERPRO - Artigos Completos: educação e saúde
Desenvolvimento sustentável e saúde: uma revisão integrativa
Roberto Ramon Queiroz de Assis, Leandro Januário de Lima, José Ferreira Lima Júnior
PDF (Portugués)
Uso de medicamentos durante a lactação: um fator para suspensão do aleitamento materno
Jefferson Marlon Medeiros, Andreza Guedes Barbosa
PDF (Portugués)
Uso não prescrito de cloridrato de metilfenidato entre estudantes universirários
Jefferson Marlon Medeiros, Andreza Guedes Barbosa
PDF (Portugués)
Formação de recursos humanos e promoção da saúde: uma análise das diretrizes curriculares nacionais para a graduação em medicina
Leandro Januário de Lima, Roberto Ramon Queiroz de Assis, José Ferreira Lima Júnior
Sem título (Portugués)
Sem título (Portugués)
PDF (Portugués)
Medicalização no ensino superior: o uso indiscriminado de anfetaminas por estudantes do curso de medicina
Lucas Messias Augusto de Sousa, Natália Bitu Pinto, Rebeca Karollyne Rolim Ribeiro
PDF (Portugués)
Promoção de saúde mental com docentes da rede pública de ensino: relato de experiência
Tainá Maria Vidal Santos, Maria Iasmin Lopes Ramalho
PDF (Portugués)
Aprendizagem baseada em problemas como metodologia de ensino na formação dos enfermeiros
Wagner Maciel Sarmento, Gerlane Cristinne Bertino Véras
PDF (Portugués)
O descarte incorreto de fármacos e seus impactos no meio ambiente e na saúde pública
Natália Bitu Pinto, Jacqueline Pires Gonçalves Lustosa, Maria do Carmo de Alustau Fernandes
PDF (Portugués)
Oficina de culinária com grupo de controle ao tabagismo: um relato de experiência
Fernanda Pereira de Souza, Gustavo Coêlho de Oliveira, Edineide Nunes da Silva
PDF (Portugués)
A significação da filosofia da educação como disciplina obrigatória à formação do enfermeiro
Luiz Henrique da Silva, Manoel Dionizio Neto
PDF (Portugués)
Fatores relacionados ao baixo peso ao nascer no Estado da Paraíba no período de 2003 a 2012
Vanessa Estrela Rolim, Kennia Sibelly Marques de Abrantes, Maria do Carmo Andrade Duarte de Farias
PDF (Portugués)
Uma proposta didática: a inserção do gênero microconto em sala de aula por meio do aparelho celular
Maria Natália dos Santos Silva, Karla Késsya de Souza Campos, Abdoral Inácio da Silva
PDF (Portugués)
Triagem in vitro de atividades antifúngica de óleos essenciais sobre leveduras de Candida como estratégia de prospecção e racionalização do uso de fitoterápicos
Letícia Pinheiro de Melo, Alex de Novais Batista, Giliara Carol Diniz de Luna Gurgel
PDF (Portugués)
A importância dos objetos de aprendizagem na educação ambiental e a sua disponibilidade nas bases de dados RIVED e BIOE
José Agripino de Araújo
PDF (Portugués)
Auto-organização de mulheres e saúde: uma análise sobre a educação popular em oficinas de saúde
Daniela Cristina Pereira Ramos, Bruna Araújo de Sá, Sofia Dionizio Santos
PDF (Portugués)
Quebrando tabus: os fatores que levam o suicídio entre universitários
Hélida Maravilha Dantas e Sousa Almeida, Maria Heloisa Alves Benedito, sávio Benvindo Ferreira
PDF (Portugués)
Alternativas e estratégias de autocuidado em saúde mental: relato de experiência de um projeto de entensão
Bruna Araújo de Sá, Daniela Cristina Pereira Ramos, Sofia Dionizio Santos
PDF (Portugués)
Educação ambiental e a ecopedagogia no processo de ensino e aprendizagem
Daniele Gonçalves da Silva
PDF (Portugués)
Atividade biológica "in vitro" do fitoconstituinte timol sobre espécies do gênero candida
Elias Figueiredo da Silva, Thales José Nunes Vieira, Giliara Carol Diniz de Luna Gurgel
PDF (Portugués)
Ações de enfermagem para prevenção de úlceras por pressão em clientes em unidade de terapia intensiva
Marleny Andrade Abreu, Vanessa Estrela Rolim, Rosimery Cruz de Oliveira Dantas
PDF (Portugués)
Concepções acerca da biologia entre discentes do ensino médio no município de Cajazeiras – Paraíba
Danielly de Sousa Bezerra, Anderson Maciel Soares, Jefferson Antônio Marques
PDF (Portugués)
SIAT & SERPRO - Resumos: gênero educação
Políticas de educação de gênero e diversidade sexual teoria queer: desafios para formação docente
Marcus Alexandre de Pádua Cavalcanti Bastos, Alexandre de Jesus Pereira, Fábio Narduchi de Paulo
PDF (Portugués)
Educação ambiental na prática ações de sustentabilidade na escola
Alexandre de Jesus Pereira
PDF (Portugués)
Sexualidade, Identidade De Gênero E Direitos Humanos: Diálogos Com Docentes De Uma Escola Pública
Fábio Narduchi de Paula, Eliane Tenório Cavalcanti, Juliana Narduch de Paula Mansur
PDF (Portugués)
A Esquizoanálise como prática na clínica contemporânea Uma proposta para compreensão das patologias psicoafetivas
Marcus Alexandre de Pádua Cavalcanti Bastos, Eliane Cristina Tenório Cavalcanti
PDF (Portugués)
Redes sociais como estratégia didática nas questões de gênero e sexualidade no cotidiano escolar apontamentos para o campo da educação
Shirley Araujo Cabral
PDF (Portugués)
Ensino de arte sob a ótica da teoria queer perspectivas LGBTTLS para o campo da educação
Sandramor do Amaral Ferreira
PDF (Portugués)
O (des) encontro entre gênero e instituição de ensino: quando começa o fim da desigualdade?
Edneusa Lima e Silva, Marcus Vinicius Barbosa
PDF (Portugués)
Bullying na escola: uma revisão literária
José Lindemberg Bernardo da Silva, Eridiany Bezerra Gomes, Isaac de Souza Lima
PDF (Portugués)
Uso dos sólidos geométricos na educação infantil
Glicicleide de Sousa Lima, Welson Bruno da Silva, Felícia Fernandes De Oliveira
PDF (Portugués)
Entre escolas e culturas: teoria queer e multiculturalismo
Sandramor do Amaral Ferreira
PDF (Portugués)
Gênero e sexualidade: o cinema como metodologia no Ensino Médio
Sônia Cardoso Moreira Garcia, Armando Paulo Ferreira Loureiro
PDF (Portugués)
Desafiando a filosofia na EJA: relato de experiência na educação
Thamiris Gomes Costa, Cristina Novikoff
PDF (Portugués)
SIAT & SERPRO - Resumos: tecnologia e educação
O uso das tecnologias como recursos metodológicos nas series iniciais: do 4º ao 5º na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Luís Gomes de Brito, na cidade de Triunfo- PB.
Maria do Socorro Batista, Jucier Ricarte Saraiva, Natália Késia de Caldas Oliveira
PDF (Portugués)
Vídeos interativos como ferramenta de socialização de saberes: vivências no uso de tecnologias educacionais no processo formativo
Mayara Evangelista de Andrade, Marcelo Costa Fernandes
PDF (Portugués)
Proposta de sequência didática sobre a produção de biocombustíveis e seus impactos ambientais como o enfoque CTSA
Fernanda Dias da Silva, Alaim Timóteo Albuquerque, Geovana do Socorro Vasconcelos Martins
PDF (Portugués)
Contribuições da informática para a inclusão social da pessoa idosa
José Ramon Nunes Ferreira, Eliane de Sousa Leite, Carlos Davidson Pinheiro
PDF (Portugués)
Resolução de problemas de combinatória utilizando material didático e um simulador interativo
Thalytta Evilly Silva, Andresso da Silva, Areli Mesquisa da Silva
PDF (Portugués)
Educação ambiental e tecnologias: experiências relacionadas à extensão universitária
Maiane Lima Teles, Astânia Ferreira Pessoa, Yam Sousa Santos
PDF (Portugués)
SIAT & SERPRO - Resumos: corpo e educação
Representações da ratio studiorum na atividade docente
Antonio Bartolomeu Ferreira Filho, Cristina Novikoff
PDF (Portugués)
Trabalhando as conexões interdisciplinares entre a literatura e a história no período pré-colonial e o período colonial no teatro como método pedagógico
Winnie Rodrigues Holanda, Maria do Livramento Alencar de Holanda
PDF (Portugués)
A constituição da educação infantil nos documentos oficiais brasileiros
Laiza Kamila dos Santos Silva, Manoela da Silva Brito, Dorgival Gonçalves Fernandes
PDF (Portugués)
Violência sexual: entendimentos e inconclusões
Ianne Ribeiro Gomes do Nascimento
PDF (Portugués)
Pedagogia hospitalar: o lúdico como um constructo da psicomotricidade
Cleysiele Ferreira Duarte
PDF (Portugués)
A importância do professor na aplicação do instituto da remição no cumprimento da pena
Clarice Martins Lopes, Maria Betânia Alexandre de Barros, Joseph Ragner Anacleto Fernandes Dantas
PDF (Portugués)
SIAT & SERPRO - Resumos: ensino e diversidades
Estudos culturais, ensino e diversidades surdos universitários: reflexão na universidade
Geraldo Venceslau de Lima Junior, Karine Martins Cunha Venceslau, Natalia Diniz Silva
PDF (Portugués)
Literatura infantil e questões étnico-raciais: por uma literatura afro-brasileira em sala de aula
Abraão Vitoriano de Sousa
PDF (Portugués)
Educação infantil: o lugar do aprender no campo
Mayara de Carvalho Soares
PDF (Portugués)
Educação e direitos humanos: em busca da democracia
Henrique Miguel de Lima Silva, Danielli Cristina de Lima Silva, Márcio Rijoan Albuquerque Cavalcante
PDF (Portugués)
O uso da história da matemática por professores no ensino fundamental
Matheus Marques de Araújo, Gardênia Pereira Brito, Rosinângela Cavalcanti da Silva
PDF (Portugués)
A presença da história da matemática nos livros didáticos (9º ano) nas escolas de Sousa e Cajazeiras, Paraíba
Denis Cavalcanti da Silva, Rosinângela Cavalcanti da Silva
Contribuições do youtube para o ensino de física em libras
Adriana Moreira de Souza Corrêa, Natália dos Santos Almeida
PDF (Portugués)
Escola, família e bilinguismo na educação de surdos
Adriana Moreira de Souza Corrêa
PDF (Portugués)
EJA, economia solidária e trabalho: pensa no futuro é vivenciar o presente?
Hellyegenes de Oliveira, Lucimeiry Batista da Silva, Vorster Queiroga Alves
PDF (Portugués)
A importância de outros olhares voltados à cartografia no ensino básica
Wagna Cristina Ferreira Moura, Odinei Edson Leite Brasil, Marcelo Henrique de Melo Brandão
PDF (Portugués)
SIAT & SERPRO - Resumos: práticas pedagógicas inovadoras no estágio
O estágio supervisionado no ensino de Geografia III na Escola Municipal De Ensino Fundamental DR. Jarismar Gonçalves Melo – Ipaumirim – CE.
Maria do Socorro Batista, Jucier Ricarte Saraiva, Natália Késia de Caldas Oliveira
PDF (Portugués)
A prática docente na formação inicial de professores de matemática: a importância da mediação como espaço de aprendizagem no PIBID
Maria Aparecida Silva de Souza, Saddo Ag Almouloud
PDF (Portugués)
Estágio supervisionado: uma relação entre universidade e escola básica
Geovanni Mendes Amancio, Raquel Evellyn Vireira de Araújo, Joseane Abílio de Sousa Ferreira
PDF (Portugués)
Desafios dedáticos-pedagógicos no processo ensino aprendizagem para docentes da educação de jovens e adultos num município do alto sertão paraibano
Joaline Soares Damasceno de Melo
PDF (Portugués)
Papel da monitoria na formação acadêmica: um relato de experiência
Gustavo Coêlho de Oliveira, Fernanda Pereira de Souza, Edineide Nunes da Silva
PDF (Portugués)
Os desenhos na perspectiva de uma abordagem geográfica: relatos de experiência no PIBID
Mateus Vieira de Oliveira, Ailmo Xavier Soares, Cícera Cecilia Esmeraldo Alves
PDF (Portugués)
SIAT & SERPRO - Resumos: educação e saúde
Segurança do paciente como estratégia para prevenção de danos na assistência de enfermagem
Maria de Fátima Pereira da Silva, Maria do Carmo Andrade Duarte de Farias
PDF (Portugués)
Gestão de riscos contra incêncido em uma unidade hispitalar
José Ramon Nunes Ferreira, Eliane de Sousa Leite, Maria do Carmo Andrade Duarte de Farias
PDF (Portugués)
Fatores associados a síndrome de burnout em professores
Maria Iasmin Lopes Ramalho, Hélida Maravilha Dantas e Sousa Almeida, Paula Frassinetti Oliveira Cezário
PDF (Portugués)
Uso de psicofármacos por mulheres privadas de liberdade
Marleny Andrade Abreu, Vanessa Estrela Rolim, Cícera Renata Diniz Vieira Silva
PDF (Portugués)
Idioma
English
Español
Français
Português (Brasil)
Português (Portugal)