A literatura e as políticas públicas de formação de leitores no Brasil: o caso do PNBE

Autores

  • Maria Thaize dos Ramos Lira Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE, Recife, PE
  • Taline dos Ramos Lira Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) Cajazeiras, PB
  • Vicentina Maria Ramires Universidade Rural de Pernambuco - UFRPE

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.0.345

Resumo

Entendemos que a leitura exerce papel fundamental na vida das pessoas que vivem em uma sociedade letrada, e que a democratização da leitura emana de políticas públicas, o presente trabalho tem como objetivo discutir o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), no sentido de compreender sua apropriação pelas escolas públicas. Especificamente, buscamos caracterizar o Programa dentro das políticas públicas de leitura, discutindo a formação do leitor de modo a perceber suas contribuições e impasses para as escolas. A pesquisa se desenvolve a partir de análise de documentos e revisão bibliográfica, adotando como metodologia a leitura dos documentos oficiais referentes ao PNBE disponibilizados nos sites do Ministério da Educação (MEC). A fundamentação teórica respalda-se principalmente nos estudos de Roger Chartier (2001), Magda Soares (2006), Regina Zilberman (2009) entre outros autores que discutem leitura, políticas públicas de leitura e formação de leitores.  Dessa forma, refletir sobre o PNBE, entendido como uma política pública de leitura proposta pelo governo federal, pode se configurar numa maneira de se problematizar a relação leitura literária e escola, principalmente, quando se foca a biblioteca e a formação de leitores.

 

 

PALAVRAS-CHAVE: Literatura; leitura; PNBE; Formação de leitores. 

Biografia do Autor

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Publicado

2019-08-15

Edição

Seção

SIAT & SERPRO - Artigos Completos: ensino e diversidades