Jogos Lúdicos como ferramenta no ensino de química: teoria versus prática

Autores

  • Felipe da Silva Matias
  • Felipe Tavares do Nascimento UFCG
  • Luciano Leal de Morais Sales

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.0.281

Resumo

A aprendizagem de assuntos de Química sempre foi considerada complicada e em algumas vezes
decorativa, a fim de retirar do aluno esse pensamento e fazer com que o ensino torne-se compreensível
e dinâmico foram desenvolvidas novas metodologias de ensino ao longo do tempo e uma delas são os
jogos lúdicos os quais são considerados por muitos pesquisadores uma ferramenta eficiente de bom
rendimento no qual se refere a ensino-aprendizagem. O objetivo principal desse artigo foi analisar se
essa ferramenta é na pratica eficiente como são relatadas nas teorias, fazendo com que pudéssemos
observar se a teoria condiz com a prática a partir disso ter uma definição concreta se os jogos lúdicos
são realmente uma boa ferramenta metodológica quando usada de forma correta de modo a
complementar os outros métodos de ensino e não os substituindo. Partindo desse pressuposto o
presente artigo buscou fazer uma revisão bibliográfica de artigos onde falam teoricamente de jogos
lúdicos e artigos que falam de jogos nos quais já foram postos em pratica em sala de aula e os
resultados obtidos dessas aplicações, além disso, observar a eficácia dessa ferramenta e quais os
cuidados e precauções devem ser tomados ao colocá-los em pratica, pois mesmo sendo uma boa
ferramenta a mesma não substitui os outros métodos de ensino, principalmente o tradicional, porém
auxilia e complementa dando ênfase ao conteúdo a ser ensinado, assim facilitando a compreensão do
alunado. Ao analisar artigos científicos os quais trazem como tema jogos lúdicos, nota-se que o jogo
de fato é uma ferramenta na qual possibilita aos discentes aprenderem os conteúdos sem receio e com
ânsia de competir. Foram analisados alguns artigos os quais mostraram significantemente a
importância de implementar os jogos na educação escolar, dando ênfase o auxílio que o mesmo
oferece ao educando diante do conteúdo a ser abordado.

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Publicado

2019-08-15

Edição

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SIAT & SERPRO - Artigos Completos: ensino e diversidades