Recursos midiáticos e multiletramentos no ensino de língua portuguesa

Autores

  • Thaíse Duarte Temoteo Gonçalves UFCG
  • Hérica Paiva Pereira UFCG

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.0.409

Resumo

Com o avanço das tecnologias e das mídias digitais surgem novos gêneros textuais, que por sua vez, estimulam a escola a formar sujeitos multiletrados, ou seja, capazes de desenvolverem-se nesta área. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo compreender o processo de retextualização do gênero canção para o gênero hiperconto, por meio dos multiletramentos, como prática pedagógica motivadora e significativa para o aluno do século XXI. Quanto ao procedimento metodológico, adotamos uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, que tem por finalidade compreender como ocorre o processo de retextualização através dos multiletramentos. Além disso, propomos uma atividade de retextualização, do gênero canção para o gênero hiperconto, sob uma perspectiva dos multiletramentos, a ser realizada numa turma de 2º ano do Ensino Médio, com a intenção de contribuir para o trabalho docente em sala de aula. Os resultados dos estudos apontam que, a retextualização de gêneros textuais, através dos multiletramentos, é uma atividade que ocorre de forma atrativa e significativa para o aluno por envolvê-lo em suas práticas sociais.

 

PALAVRAS-CHAVE: Multiletramentos; Gêneros textuais; Retextualização. 

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Publicado

2019-08-15

Edição

Seção

SIAT & SERPRO - Artigos Completos: tecnologia e educação