Relações entre escola-família-comunidade como mecanismo potencializador da aprendizagem discente nos anos iniciais na escola pública

Autores

  • Géssica Galdino da Silva Pereira UFCG
  • Wiama de Jesus Freitas Lopes UFCG

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.0.338

Resumo

Este trabalho intenciona analisar os mecanismos de gestão em prol da necessária articulação escola-família-comunidade em função de efetivas estratégias de aprendizagens discentes nos primeiros anos de escolarização. O que se delineia a partir da seguinte questão de pesquisa: De que modo a escola pública pode articular a relação escola-família-comunidade em função das estratégias de aprendizagens discentes nos anos iniciais?  A pesquisa empírica envidada nesse estudo se deu por intermédio da abordagem qualitativa e com categorização simples dos dados por termos recorrentes. O que subsidiou as análises aqui desenvolvidas a partir de estudo exploratório envolvendo nove entrevistas semiestruturada, com quatro professoras do fundamental I, uma gestora e quatro mães de alunos pertencentes ao conselho escolar da unidade educacional que sediou a parte empírica da etapa de investigação desse estudo. As principais fontes de fundamentação desse estudo foram empreendidas a partir das produções a cerca da interação escola família UNESCO (2009) e  participação em Paro (2008). Assim, chegou-se a algumas conclusões nesse estudo quanto à necessidade de fomentar a participação da família em diálogos no e para o fortalecimento da cultura de acompanhamento do rendimento escolar dos discentes em seus processos de formação humana corroborado pela escola.

 

PALAVRAS-CHAVE: Interação escola-família-comunidade. Gestão de aprendizagens discentes. Escola Pública.

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Publicado

2019-08-15

Edição

Seção

SIAT & SERPRO - Artigos Completos: ensino e diversidades