Práticas didático-pedagógicas do docente no ensino de gramática

Autores

  • Gilberlânia Soares da Silva UFCG
  • Joelma Maria de Abreu UFCG
  • Maria Thaís de Oliveira Batista UFCG

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.0.376

Resumo

O ensino de gramática é sem dúvidas essencial para os falantes de uma língua, pois é através desta que passamos a entender o processo de formação das palavras e consequentemente desenvolvemos uma boa habilidade de leitura e escrita. Este artigo tem como objetivo relatar a importância da prática didático-pedagógica do docente para o ensino de gramática, assim como propor ideias para um aprimoramento de ensino nesta perspectiva. Partimos de uma pesquisa bibliográfica com o intuito de fazermos uma avaliação sobre o ensino de gramática por parte dos docentes. Enquanto aporte teórico tomamos por base as fundamentações e teorias de Antunes (2003), Travaglia (2009) entre outros. Os resultados apontam que o ensino de gramática deve ser repensado e adaptado para a atualidade e que a prática didático-pedagógica deve ser trabalhada intuitivamente para contribuir com a construção de uma nova forma de ensino.

 

PALAVRAS-CHAVE: Gramática; Ensino; Didática.

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Publicado

2019-08-15

Edição

Seção

SIAT & SERPRO - Artigos Completos: ensino e diversidades