Dimensões na ação pedagógica na educação infantil: potencialidades e limites

Autores

  • Milena Cabral de Oliveira UFCG
  • Stanislleya Kaennia Ferreira Lins UFCG
  • Elzanir dos Santos UFCG

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.0.340

Resumo

Este artigo apresenta análises de uma coleta de dados realizada como atividade da disciplina Fundamentos e Metodologias da Educação Infantil II e que teve com objetivo compreender prática e concepções de professores de Educação Infantil. A metodologia constituiu-se de observações em uma sala de aula, com crianças na faixa etária de 3 a 5 anos, de instituição privada no município de Sousa- PB. Tivemos como intuito, observar e analisar como se organiza a ação pedagógica, a partir de aspectos como: estrutura física, autonomia da criança, disposição dos materiais, interação e socialização entre crianças e crianças, profissionais e crianças, a higienização, ou seja, a relação do cuidar e educar. Utilizamos como aportes teórico autores como , Craidy e Silva (2001), Horn (2012), Barbosa (2010), além de documentos dentre os quais o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998). A partir da análise concluímos que o trabalho pedagógico é importante no que diz respeito a formação das crianças enquanto sujeitos sociais, e o professor de Educação Infantil deve fazer de sua prática um instrumento mediador na construção identitária destes, de modo a propiciar o desenvolvimento da autonomia, da socialização, da imaginação etc.

 

Palavras-chaves: Ação pedagógica; Educação infantil; Aprendizagem.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2019-08-15

Edição

Seção

SIAT & SERPRO - Artigos Completos: corpo e educação