Resíduos sólidos: tema da educação ambiental inserido no banco internacional de objetos educacionais (BIOE)

Autores

  • Egle Katarinne Souza da Silva Universidade Federal de Campina Grande - CCTA
  • Luislândia Vieira de Figueiredo
  • Edilson leite da Silva UFCG/CFP/UACEN

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.0.249

Resumo

Com o passar do tempo os problemas ambientais têm se alastrado desenfreadamente, e vários motivos podem ser apontados para esta realidade. No que concerne aos Resíduos Sólidos, perante a uma sociedade consumista, é necessário utilizar a Educação Ambiental como aliada no processo de ensino/aprendizagem para formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres sobre a conservação e preservação dos recursos naturais.  Realizou-se esta pesquisa como objetivo de quantificar os Objetos Virtuais de Aprendizagem oferecidos pelo Banco Internacional de Objetos Educacionais que abordam o tema Resíduo Sólido, bem como obter um panorama geral e específico relacionado às áreas de conhecimento desses recursos digitais. Classifica-se como uma pesquisa bibliográfica, estudo de caso, descritiva e quantitativa. Constatou-se que o Banco Internacional de Objetos Educacionais oferece uma quantidade considerável de recursos que abordam os conteúdos referentes aos Resíduos Sólidos, no entanto, estes encontram-se somente nos níveis de Educação Fundamental e Educação Superior. Isto se configura como uma carência e reforça a necessidade do desenvolvimento de recursos digitais sobre este tema para os níveis de ensino, tendo em vista que a Educação Ambiental deve ser trabalhada em todos os níveis de ensino.

Biografia do Autor

  • Egle Katarinne Souza da Silva, Universidade Federal de Campina Grande - CCTA
    Licenciada em Química pela UFCG/CFP. Especialista em Química Tecnológica e Meio Ambiente pela FASP. Mestranda em Sistemas Agroindustrias pela UFCG/CCTA.
  • Luislândia Vieira de Figueiredo
    Licenciada em Química pela UFCG/CFP.
  • Edilson leite da Silva, UFCG/CFP/UACEN
    Mestre em Ciência da Computação pela UFPE. Professor Assistente da UFCG/CFP/UACEN. Mestrando em Sistemas Agroindustriais pela UFCG/CCTA.

Referências

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Publicado

2019-08-15

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SIAT & SERPRO - Artigos Completos: tecnologia e educação