“Um berço para a civilização do sertão: a cidade de pombal e suas representações identitárias no interior paraibano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.0.300

Resumo

A cidade de Pombal, situada no alto sertão paraibano, se constituiu ao longo do século XVIII como o primeiro núcleo habitacional do sertão, organizado por um aparelho administrativo e jurídico que lhe proporcionou centralidade política no período colonial. A perda dessa capilaridade histórica, ao longo do século XIX, com o surgimento de outros núcleos urbanos, propiciou no século XX a formação de saberes disciplinadores emoldurados por professores, clérigos, intelectuais de uma elite política paraibana, membros do IHGP e comunicadores sociais legitimadores da relevância social, cultural e política de uma cidade “berço da civilização sertaneja”. Analisamos, neste breve estudo, como determinados discursos locais produziram verdades elaboradoras de uma identidade para a região, patrimonializadas nos espaços educacionais, religiosos e políticos. Argumentaremos sobre algumas representações que lutam pela centralidade histórica para Pombal e como seus usos cotidianos por meio de seus atores sociais são incorporados por meio de sua arquitetura, personagens históricos ou festas religiosas.

Biografia do Autor

  • Rodrigo Ceballos, Universidade Federal de Campina Grande
    Professor de História da América do Curso de Licenciatura em História do Centro de Formação de Professores (UFCG). Desenvolve pesquisa sobre História da América colonial e do Brasil colonial.
  • Larissa Daniele Monteiro Lacerda, Universidade Federal de Campina Grande.
    Grandianda do Curso de Licenciatura em História pelo CFP/UFCG.

Referências

ABRANTES, Paulo. Em algum lugar chamado Pombal. 2010. Disponível em: http://clemildo-brunet.blogspot.com.br/2010/10/em-algum-lugar-chamado-pombal.html. Acesso em: 11 de agosto de 2017.

ALBUQUERQUE JR. Durval Muniz de. A invenção do Nordeste e outras artes. 4a Ed. Recife: FJN; Ed. Massangana; São Paulo: Cortez, 2009.

BEZERRA, Alian Maria Ferreira, et. al. Memorial fotográfico da cidade de Pombal-PB. Memorial apresentado como requisito para obtenção de crédito no Componente Curricular: Metodologia Científica do Mestrado em Docência da Educação, Faculdade do Norte do Paraná. 2014. Disponível em: http://www.redem.org/wp-content/uploads/2014/06/memorial-escrito-1Cociencao1.pdf. Acessado em: 11 de agosto de 2017.

CARDOSO, José Romero. Festa do Rosário: tradição de um povo. s.d. Disponível em: http://rosariopombal.blogspot.com.br/. Acesso em: 11 de agosto de 2017.

FACÓ, Rui. Cangaceiros e Fanáticos: gênese e lutas. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2009.

FERNANDES, Cessa Lacerda. Poema em homenagem a Pombal. In.: GOMES, Eliezer. Parabéns, Pombal querida! 147 anos de cidade. 2009. Disponível em: http://clemildo-brunet.blogspot.com.br/2009/07/parabens-pombal-querida-147-anos-de.html. Acesso em: 11 de agosto de 2017.

HOBSBAWM; Eric; RANGER, Terence (orgs.). A invenção das tradições. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984.

MARTINS, Maria do Socorro F. Portal de uma história. In.: FARIAS; KEHRLE; SOUSA. Inventário: Bens móveis e integrados da Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Pombal/PB. João Pessoa: Mídia Gráfica, 2016.

SEIXAS, Wilson. O velho arraial de Piranhas (Pombal). 2ª ed. João Pessoa: Grafset, 2004.

Sousa, Israel Soares de. Educação popular e ensino de História Local: cruzando conceitos e práticas. 238f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação, UFPB, João Pessoa, 2015.

SOUSA, Verneck Abrantes de. Um olhar sobre Pombal Antiga (1906 a 1970). João Pessoa: A União, 2002.

VIERA, FRANCISCO. Ser pombalense... 2010. Disponível em: http://clemildo-brunet.blogspot.com.br/2010/10/ser-pombalense.html. Acesso em: 11 de agosto de 2017.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2019-08-15

Edição

Seção

SIAT & SERPRO - Artigos Completos: tecnologia e educação