Percepção dos discentes sobre a aula prática no ensino de química como potencializadora da teoria

Autores

  • Allanny Kelly de Sousa UFCG
  • Maricélia Lucena Ferreira UFCG

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.0.290

Resumo

A presente pesquisa objetiva investigar e relatar a percepção dos discentes de uma escola de ensino
médio do município de Cajazeiras, no Estado da Paraíba, sobre a relevância da aplicação de aulas
práticas no ensino de Química, bem como pontos importantes para estes relativos à didática,
metodologia, avaliação, entre outros, que possam vir a contribuir com a qualidade do ensino de
Química. O estudo foi realizado com 66 alunos do 1º ao 3º ano do ensino médio, através da aplicação
de um questionário, onde os dados coletados foram tratados de forma qualitativa e quantitativa e
expostos através de gráficos. Num panorama geral, o resultado evidencia o quanto os discentes estão e
se sentem atraídos por aulas diferenciadas da somente tradicional teoria, onde se pode observar nas
questões ênfase deste estudo, um percentual de 94% dos estudantes gostaria de mais aulas práticas de
Química e 56% destes discentes sugerem mais aulas práticas no ensino de Química como melhoria no
ensino da disciplina em sua instituição.
PALAVRAS-CHAVE: Aula Prática; Ensino de Química; Experimentação; Pesquisa.

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Publicado

2019-08-15

Edição

Seção

SIAT & SERPRO - Artigos Completos: ensino e diversidades