Aprendizagem baseada em problemas como metodologia de ensino na formação dos enfermeiros
DOI:
https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.0.336Resumo
Objetivou-se avaliar os aspectos positivos da Aprendizagem Baseada em Problemas para a formação
dos enfermeiros. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura nas bases de dados LILACS E
MEDLINE utilizando-se os descritores “educação em enfermagem AND aprendizagem baseada em
problemas”. A coleta de dados ocorreu em julho de 2017. Foram incluídas publicações disponíveis na
íntegra, em língua portuguesa e publicados entre os anos de 2010 a 2017. Os critérios de exclusão
foram teses e monografias, artigos em duplicata, e que não tratassem da temática proposta. Foram pré-
selecionados 32 artigos, e após aplicação dos critérios pré-estabelecidos, foram selecionados seis
artigos. Constatou-se vários aspectos positivos da utilização da Aprendizagem Baseada em Problemas
como metodologia de ensino na formação dos enfermeiros, dentre eles destacam-se a autonomia do
estudante, trabalho em equipe, habilidade de comunicação, desenvolvimento de um pensamento
crítico, aumento da autoestima, entre outras. Pode-se constatar que a utilização da Aprendizagem
Baseada em Problemas é de extrema importância para o desenvolvimento de competências no
enfermeiro em formação, promovendo o seu protagonismo na (re)construção do seu conhecimento.
Sugere-se que a Aprendizagem Baseada em Problemas seja adotada pelas instituições de ensino e
docentes como prática pedagógica permanente na formação dos enfermeiros.
PALAVRAS-CHAVE: educação em enfermagem; enfermagem; aprendizagem baseada em
problemas.