Etnomatemática: uma abordagem sociocultural na constituição da aprendizagem significativa

Autores

  • Willyan Ramon de Souza Pacheco UFCG
  • José Emidio da Silva Neto UFCG

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.0.344

Resumo

O presente artigo tem por objetivo dar enfoque etnomatemático à aquisição do conhecimento matemático que se manifesta nos mais simples e variados espaços de convivência, tendo por base o conhecimento empírico e popular que o educando traz consigo e os desafios encontrados por este ao se encontrar com o ambiente escolar.  Nessa perspectiva, faremos uma breve análise histórica e etimológica que enraizaram a etnomatemática. Partindo dos estudos de Ubiratan D’Ambrosio e apoiando-se nas concepções do seu Programa Etnomatemática, visamos solucionar, ao longo desse trabalho, questões que envolvem as deficiências no processo de ensino-aprendizagem da matemática, como também, explorar quais fatores possibilitam a sua produção. Dessa forma, ao promover essa reflexividade crítica acerca do posicionamento docente, evidenciamos a imprescindível necessidade de o professor reconhecer e valorizar as especificidades do aluno e trabalhar de forma inclusiva no âmbito de sua metodologia. É, portanto, a etnomatemática os valores históricos culturais constituídos socialmente através das relações sociais do indivíduo com a sociedade não escolarizada. Diante disso, elucidamos no professor a relevância de enxergar o discente como sujeito produtor de conhecimento, constituído de experiências, de relações, da autêntica matemática desenvolvida com o objetivo de sobrevivência e transcendência.

 

PALAVRAS-CHAVE: Etnomatemática; Sociedade; Aprendizagem.

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Publicado

2019-08-15

Edição

Seção

SIAT & SERPRO - Artigos Completos: ensino e diversidades