Dificuldades enfrentadas pelo educador infantil do campo em turma multisseriada

Autores

  • Andrêssa Glaucyara Silva Ramos UFCG
  • Emanuella Vieira Lopes UFCG
  • Gabriela Cavalcanti Lucena UFCG
  • Zildene Francisca Pereira UFCG

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.0.379

Resumo

Este artigo é parte de uma atividade avaliativa realizada na disciplina de Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil II e teve como objetivos: analisar dificuldades que o professor de Educação Infantil do campo encontra no processo de ensino-aprendizagem, mediante as condições de trabalho a ele impostas; verificar como a história de vida influencia nas relações entre a profissão docente e a relação professor-aluno; analisar as principais dificuldades enfrentadas pelos professores e alunos nas classes de multisseriado na educação no campo. Fizemos uma breve reflexão acerca da educação campesina, suas especificidades e o descaso com este espaço. Realizamos uma entrevista semiestruturada com uma professora da rede Municipal da cidade de Bonito de Santa Fé/PB. De acordo com as reflexões suscitadas vimos que enquanto não repensarmos a educação campesina de forma que leve em consideração as diferentes histórias de vida, a cultura e a forma de viver das pessoas que lá residem ficará difícil assumirmos a postura de professores que querem despertar a criticidade dos alunos. Por fim, com este estudo, foi possível ressignificarmos nosso olhar para as salas multisseriadas e a responsabilidade do professor que atua no campo enquanto produtor de novos conhecimentos.

 

PALAVRAS-CHAVE: Educação no campo; Escolha da Profissão; Educação Infantil.

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Publicado

2019-08-15

Edição

Seção

SIAT & SERPRO - Artigos Completos: ensino e diversidades