A utilização de objetos educacionais como recurso didático para o ensino de química nas séries finais do ensino fundamental

Autores

  • Eriklys Darlan Gomes Bezerra UFCG
  • Thalyta Pessoa Freire UFCG
  • Edilson Leite da Silva UFCG

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.0.286

Resumo

Muitos são os fatores que tornam o ensino de química difícil, desde a falta de materiais de
laboratório até os conceitos abstratos que ela trabalha, e assim torna sua aprendizagem
complicada, pois nela necessita-se a visualização de fenômenos que ocorrem em nível
atômico. Como resultado do desenvolvimento das TIC’s, surgiram os Objetos Virtuais de
Aprendizagem (OVA), que permitem o desenvolvimento de habilidades e estimulando a
comunicação. Com a crescente preocupação pelo desenvolvimento de metodologias que
facilitem o processo de ensino-aprendizagem, estimulem os discentes a buscarem o
conhecimento e levem a um ensino efetivo, chegou-se ao desenvolvimento desta pesquisa que
avaliou a eficácia da utilização dos Objetos Virtuais de Aprendizagem no ensino de química
nas séries finais do ensino fundamental. O caminho percorrido neste trabalho consistiu em
realizar uma pesquisa bibliográfica sobre o tema estudado, seguido da aplicação de
metodologias de ensino apoiadas nos OVA em duas turmas do 9º ano da Escola Estadual
Professor Adalberto de Sousa Oliveira.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2019-08-15

Edição

Seção

SIAT & SERPRO - Artigos Completos: tecnologia e educação