O uso de metodologias alternativas no ensino de química: um estudo de caso com discentes do 1º ano do ensino médio no município de Cajazeiras-PB

Autores

  • Francisca da Silva UFCG
  • Luciano Leal de Morais Sales
  • Maria das Neves da Silva

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.0.372

Resumo

Este estudo relata a importância da utilização de metodologias alternativas no processo de ensino-aprendizagem para o ensino de Química. Visou analisar o uso dessas metodologias em sala de aula. Sendo assim, foram realizadas duas aulas práticas que empregavam o uso da música e da elaboração de vídeo aulas, objetivando aumentar o nível de aprendizado de forma lúdica e estimulante. A pesquisa foi realizada com vinte alunos do 1º Ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Integrado Cristiano Cartaxo, da cidade de Cajazeiras – PB. A coleta de dados foi obtida através de questionário, visando caracterizar as concepções dos discentes. Os resultados mostraram que cerca de 25 % em média dos estudantes entrevistados não tem interesse em participar de forma efetiva no processo diferenciado de aprendizagem. Através dessa pesquisa pode ser observado que o uso dessas metodologias proporciona uma melhora no processo de ensino-aprendizagem, os alunos demonstraram uma maior motivação em aulas com métodos alternativos de metodologias.

Palavras chave: Metodologias alternativas; Ensino-Aprendizagem; Química.

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Publicado

2019-08-15

Edição

Seção

SIAT & SERPRO - Artigos Completos: corpo e educação