O uso de metodologias alternativas no ensino de química: um estudo de caso com discentes do 1º ano do ensino médio no município de Cajazeiras-PB
DOI:
https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.0.372Resumo
Este estudo relata a importância da utilização de metodologias alternativas no processo de ensino-aprendizagem para o ensino de Química. Visou analisar o uso dessas metodologias em sala de aula. Sendo assim, foram realizadas duas aulas práticas que empregavam o uso da música e da elaboração de vídeo aulas, objetivando aumentar o nível de aprendizado de forma lúdica e estimulante. A pesquisa foi realizada com vinte alunos do 1º Ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Integrado Cristiano Cartaxo, da cidade de Cajazeiras – PB. A coleta de dados foi obtida através de questionário, visando caracterizar as concepções dos discentes. Os resultados mostraram que cerca de 25 % em média dos estudantes entrevistados não tem interesse em participar de forma efetiva no processo diferenciado de aprendizagem. Através dessa pesquisa pode ser observado que o uso dessas metodologias proporciona uma melhora no processo de ensino-aprendizagem, os alunos demonstraram uma maior motivação em aulas com métodos alternativos de metodologias.
Palavras chave: Metodologias alternativas; Ensino-Aprendizagem; Química.