“Batizando os hidrocarbonetos" jogo lúdico no processo de ensino-aprendizagem de química

Autores

  • João Paulo Ferreira Lima UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE -CFP-CAJAZEIRAS
  • Egle Katarinne Souza da Silva Universidade Federal de Campina Grande- CCTA
  • Luislândia Vieira de Figueiredo Universidade Federal de Campina Grande-CFP.

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.0.276

Resumo

Desenvolveu-se esta pesquisa com o objetivo de proporcionar uma aprendizagem significativa referente ao conteúdo Nomenclatura dos Hidrocarbonetos a 26 alunos matriculados no terceiro ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Crispim Coelho localizada na cidade de Cajazeiras. Durante o período de Estagio Supervisionado em Química III do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Campina Grande, utilizou-se como ferramenta metodológica o vídeo intitulado Os Hidrocarbonetos e posteriormente aplicou-se o jogo lúdico: Batizando os Hidrocarbonetos, desenvolvido pelos próprios autores deste. Classifica-se como uma pesquisa bibliográfica, aplicada e descritiva, sendo os dados abordados de maneira quantitativa. Para coleta de dados aplicou-se um questionário formulado com 08 questões. De posse dos resultados pode-se afirmar que todos os alunos participaram de maneira ativa da atividade, bem como afirmaram que preferem aulas com a inserção de novas metodologias e que a utilização destas contribuem de maneira significativa para a absorção dos conteúdos de química.

Biografia do Autor

  • Egle Katarinne Souza da Silva, Universidade Federal de Campina Grande- CCTA
    Licenciada em Quimica pela UFCG/CFP. Mestranda em Sistemas Agroindustriais, UFCG/CCTA.
  • Luislândia Vieira de Figueiredo, Universidade Federal de Campina Grande-CFP.
    Licenciada em Química pela UFCG/CFP.

Referências

BOYD, R. N.; MARRISON, R. T. Química Orgânica. 16. Ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1992.

BRASIL, MEC. As Novas Diretrizes Curriculares que Mudam o Ensino Médio Brasileiro, Brasília, 2002.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases - Lei 9394/96. 1996. Disponível em: https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/109224/lei-de- diretrizes-e- bases-lei- 9394-96#art- 35> Acesso em: 22 mai. 2017.

CASTRO, D. F. de.; TREDEZINI, A. L. de M. A importância do jogo/lúdico no processo de ensino-aprendizagem. Revista Perquirere, 11(1): 166-181, jul. 2014.

CAVALCANTI, E. L. D. e SOARES, M. H. F. B. O uso do jogo de roles (roleplaying game) como estratégia de discussão e avaliação do conhecimento químico. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vol.8 Nº1, p. 255-282, 2009. Disponível em: http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen8/ART14_Vol8_N1.pdf Acesso em: 15 jun. 2017.

CHASSOT, A. I.; A Educação no Ensino de Química. Livraria Inijuí Editora; Rio Grande do Sul, 1990.

FREIRE, P. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000. p. 134.

KISHIMOTO, T. M. (Org). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 1999.

KISHIMOTO, T.M. O Brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

MALHOTRA, N. Pesquisa de marketing. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

MENEZES, U. S; SOUZA, V. B. Química Lúdica: Brincando e Aprendendo com os Jogos na Química. In: V Encontro Sergipano de Educação Básica – ESEB. Sergipe: Universidade Federal de Sergipe – Campus São Cristóvão, 3-5 out. 2011.

MOREIRA, M. A.; CABALLERO, M.C.; RODRIGUEZ, M.L. Aprendizagem significativa: um conceito subjacente In: Actas del Encuentro Internacional sobre el Aprendizaje Significativo; Burgos, España. 1997. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/~moreira/apsigsubport.pdf Acesso em: 30 jun. 2017.

PIAGET, J. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho. Imagem e representação. 3. ed. Rio de Janeiro: Livros técnicos e científicos, p.114-228, 1964.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. DE. Metodologia do trabalho científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2 ed. Novo Hamburgo - Rio Grande do Sul – Brasil, 2013.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

SILVA, E. K. S. da; LIMA, J. P. F.; FERREIRA, M. L. “Descobrindo os elementos químicos”: jogo lúdico proporcionando uma aprendizagem significativa sobre a tabela periódica. Revista de Pesquisa Interdisciplinar, Cajazeiras, v. 1, Ed. Especial, 228 – 237, set/dez. de 2016.

SILVA, E. K. S. et al. Caracterização dos objetos de aprendizagem para o Ensino Médio de Química. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO. Anais do 14º Congresso Internacional de Tecnologia na Educação Brasil, Recife, setembro de 2016. Disponível em: <http://demo.cubo9.com.br/senac/pdf/poster/016.pdf>. Acesso em: 20 jun. 2017.b

SILVA, T. P. da. A utilização do jogo ludo químico como instrumento motivador e facilitador da aprendizagem de cinética química na 2ª série do ensino médio do Colégio Estadual Professor José Abdalla. Monografia curso Licenciatura em Química pela Universidade Estadual de Goiás. Anápolis-GO, 2012.

SOARES, M. H. F. B. Jogos e atividades lúdicas no ensino de química: teoria, métodos e aplicações. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA. Departamento de química da UFPR (Org), Anais, XIV Encontro Nacional de Ensino de Química, 2009.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2019-08-15

Edição

Seção

SIAT & SERPRO - Artigos Completos: práticas pedagógicas inovadoras no estágio