Reflexões sobre ser professor de geografia: o que diz a sala de aula

Autores

  • Genilson Oliveira Costa Silva UFCG
  • Cícera Cecília Esmeraldo Alves UFCG

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.0.356

Resumo

O trabalho busca desenvolver uma discussão acerca das reflexões feitas sobre a formação do
futuro professor de geografia, tendo como base os Estágios Supervisionados, sendo a vivência
nas dependências escolares de fundamental importância para as análises que seguem. Os
estágios ocorreram nas escolas E.M.E.I.F. Cecília Estolano Meireles, do 1° ao 3° e na escola
E.E.E.F.M. Monsenhor Constantino Vieira, o 4° estágio, que respectivamente foram serviram
para a construção e aprimoramento dos potenciais já existentes enquanto graduando. Portanto,
as discussões feitas na academia durante o curso, possibilitaram realizar uma análise referente
ao processo de ensino e aprendizagem, buscando entender o que é ser um professor, como
também construindo uma ponte conceitual do que é esse espaço para o futuro educador. Quanto
ao método de pesquisa definido, baseou-se no de pesquisa-ação, entendendo que o conhecer
para agir é de fundamental importância na construção do conhecimento e valorização da própria
pesquisa acadêmica, considerando a vivência como suporte no que se refere á práxis. E a partir
da contribuição de alguns teóricos da área, foi possível trazer uma discussão que corrobora-se
na construção do conhecimento coletivo, objetivando também compreender como o Estágio
Supervisionado pode ser um componente articulador da relação entre teoria e prática.
PALAVRAS CHAVES: Estágio Supervisionado, Ensino de Geografia, Metodologia.

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Publicado

2019-08-15

Edição

Seção

SIAT & SERPRO - Artigos Completos: práticas pedagógicas inovadoras no estágio