Abordando a sexualidade na escola: espaço de reflexão e intervenção

Autores

  • Raquel Evelly Vieira de Araújo UFCG
  • Geovanni Mendes Amancio
  • Maria Thaís de Oliveira Batista UFCG

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.0.323

Resumo

O referido trabalho objetiva abordar uma discussão sobre sexualidade, a fim de propiciar reflexões acerca de tal objeto, almejando caminhos a serem traçados entre educadores e família, ressaltando a relevância da parceria destes. Para tanto, o estudo foi realizado na perspectiva de aprofundar conhecimentos sobre o conceito de sexualidade, sua importância, o papel do educador ao auxiliar o sujeito em sua formação, explanando o déficit encontrado nos profissionais em relação à temática, considerando também, como fonte de discussão, as contribuições insubstituíveis da família. O estudo sustenta-se a partir de uma pesquisa bibliográfica, abordando textos de autores específicos e conceituados na área. Concluímos que a escola por si só não dará conta da demanda que um trabalho com a sexualidade permite ao individuo, visto que ainda hoje, educadores e pais possuem receio de conversar sobre assuntos do tipo com seus alunos/filhos. Porém, acreditamos que, se trabalhada conjuntamente, a probabilidade de êxito para que o sujeito construa e aprimore seu entendimento sobre a sexualidade é satisfatória. O diálogo abre espaço entre ambos, evitando a deseducação do indivíduo, suprindo assim, suas necessidades de conhecer, contribuindo para sua construção de identidade sexual, sem deixar de lado seus valores que fora cultivados no âmbito familiar.

 

PALAVRAS-CHAVE: sexualidade; escola; família; educação.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2019-08-15

Edição

Seção

SIAT & SERPRO - Artigos Completos: MEIO AMBIENTE E AGRÁRIAS