O papel da escola no enfrentamento da homofobia

Autores

  • Angelita Lúcia de Albuquerque Sousa Faculdade Santa Maria
  • Cintia Valéria Assis de Queiroga Faculdade Santa Maria
  • Lúcia Maria Temóteo Faculdade Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.0.408

Resumo

Este artigo propõe discutir o papel da escola no enfrentamento da homofobia. Para tal, realizou-se um estudo teórico em torno do tema por meio de uma pesquisa bibliográfica, onde foram consultados alguns livros e artigos científicos disponibilizados nas bases de dados Google Acadêmico e Scielo. A homofobia é compreendida como um fenômeno complexo e variado. Podemos enxergá-la em piadas vulgares que ridicularizam as pessoas homossexuais, no entanto, ela pode se revestir também de formas mais brutais, chegando inclusive ao extermínio. Os comportamentos homofóbicos variam desde a violência física da agressão e do assassinato, ainda a simbólica. Tais comportamentos são tão danosos para a vítima que, em muitos casos, leva a sua “expulsão” da escola. O resultado dessa pesquisa mostra com os artigos estudados que para a solução de tal problemática faz-se necessário o apoio de toda a comunidade escolar, bem como o apoio de outras instâncias públicas no que se refere à disponibilização de materiais didáticos necessários para entrada desse debate nesse meio. É importante que os profissionais tenham processos de formação, capacitação e aperfeiçoamento para guiar a sua prática em meio a essas discussões, tendo em vista que discussões nesse sentido ainda hoje são repletas de tabus e preconceitos.

 

PALAVRAS-CHAVE: Educação; Homofobia; Diversidade.

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Publicado

2019-08-15

Edição

Seção

SIAT & SERPRO - Artigos Completos: ensino e diversidades