Concepções acerca da biologia entre discentes do ensino médio no município de Cajazeiras – Paraíba

Autores

  • Danielly de Sousa Bezerra UFCG
  • Anderson Maciel Soares Universidade Federal de Campina Grande – UFCG/CFP
  • Jefferson Antônio Marques Universidade Federal de Campina Grande – UFCG/CFP

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.0.412

Resumo

O estudo proposto tem como objetivo investigativo observar quais as concepções de estudantes do ensino médio sobre Biologia, sua relação com o dia-a-dia, além de refletir a forma como são trabalhados os conteúdos pela professora em suas aulas. O trabalho trata-se de uma pesquisa aplicada e de caráter qualitativo realizada por alunos do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande – CFP/UFCG. Os resultados apontam que a maior parte apresenta um conceito correto sobre a Biologia e gostam das aulas, e que uma pequena parte possui uma visão limitada e não gostam das aulas, e isso pode estar relacionado à forma como os conteúdos são abordados ou talvez não gostem da disciplina. O ensino tradicional ainda prevalece na maioria das escolas, onde a falta de inovação nas aulas de biologia, acaba levando ao desinteresse dos alunos pelos conteúdos, gerando pouca participação. Sendo assim, é necessário que os professores procurem utilizar novas estratégias para se trabalhar os conteúdos programáticos para uma melhor aprendizagem. A utilização de novos métodos e técnicas são vistos como o ponto de partida para o novo ensino que trabalha com os mesmos conteúdos, porém de forma mais didática e inovadora.

 

PALAVRAS-CHAVE: Biologia; Ensino; Conteúdos.

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Publicado

2019-08-15

Edição

Seção

SIAT & SERPRO - Artigos Completos: educação e saúde