Meus heróis: lembranças discentes no ensino de história

Israel Soares de Sousa, Raquel Leão de Bastos

Resumo


O presente artigo é resultante de parte de nossa pesquisa de doutorado, realizada entre os anos de 2012 e 2013, no município de João Pessoa, Paraíba, e tem como finalidade problematizar o Ensino de História enquanto uma prática pedagógica ainda muito arraigada na concepção elitista dos grandes homens e heróis como transformadores dos processos históricos. Para tanto, discutimos aqui, as principais memórias discentes em relação às suas aprendizagens na disciplina de História quando se trata das personagens históricas lembradas durante suas trajetórias escolares no Ensino Médio em uma escola pública do referido município. Corroboramos com a necessidade da História e de seu ensino nas escolas dialogar com as histórias locais e trazer para suas vivências os movimentos sociais, as diversidades, os sujeitos “de baixo” que lutam e que transformam os rumos da história. Assim, defendemos um Ensino de História mais justo e democrático, que não apague as memórias não oficiais, mas que dialogue com elas, principalmente nos espaços escolares da Educação Básica pública.


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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.24219/rpi.v2i2.0.311

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