A história da química como facilitadora da aprendizagem

Wagney William Pereira de Sousa, Boanerges da Silva Batista, Luciano Leal de Moraes Sales

Resumo


Estudar história da Química é de suma importância para a vida de qualquer indivíduo pelo fato dessa disciplina facilitar a compreensão de conceitos e marcos da ciência. Com isso a mesma fica em evidência quando se trata de aprendizagem significativa, assumindo assim a necessidade de ser incorporada ao currículo acadêmico de todo (as) os(as) Estudantes. O presente trabalho trata de uma pesquisa quantitativa e descritiva, realizada nas turmas de 2º e 3º ano do Ensino médio da E.E.E.F.M. Nelson Batista Alves, na cidade de Berndino Batista no estado da Paraíba e teve como objetivo principal, analisar as contribuições que o uso da História da Química pode trazer nas aulas do Ensino básico. Para isso foi realizada uma pesquisa bibliográfica inicial e posteriormente algumas atividades como testes de sondagem oral, aplicação de questionário e debates que buscaram compreenderas concepções dos educandos. Discutiu-se acerca de como a história da Química pode ser utilizada como mediadora no processo de Ensino e aprendizagem. Ao final do trabalho pode-se observar a busca dos educandos por aulas atrativas e dinâmicas, cabendo ao educador estimular o interesse dos mesmos por essa disciplina, podendo assim, tornar sua prática mais significativa e efetiva mesmo diante das inúmeras dificuldades enfrentadas nos dias atuais.

Palavras-chaves: História da Química; Ensino e Aprendizagem; aprendizagem significativa.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.24219/rpi.v2i2.0.322

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


_________________________________________________
Revista de Pesquisa Interdisciplinar
(ISSN 2526-3560)

Revista de Pesquisa Interdisciplinar, Rua Sérgio Moreira de Figueiredo s/n - Casas Populares - Tel.: (83)3532-2000 - CEP 58900-000 - Cajazeiras-PB