Submissão

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

Instruções gerais para publicação na Revista de Pesquisa Interdisciplinar (RPI)

O periódico atende ao fluxo de demanda contínua. O processo de submissão e avaliação de artigos encaminhados à Revista é recebido através do Sistema Eletrônico Open Journal Systems (OJS).

A publicação do manuscrito implica a cessão integral dos direitos autorais à Revista de Pesquisa Interdisciplinar (RPI), para divulgação por meio eletrônico – Internet.

A revista publica artigos referentes à diversas áreas da saúde, docência na educação básica e no ensino superior. Os artigos não poderão estar ser avaliados em outros periódicos para sua submissão na RPI. Serão considerados para publicação manuscritos que se enquadrem nas seguintes categorias: artigos originais, de revisão integrativa da literatura, revisão sistemática com ou sem metanálise, relatos de caso e relatos de experiência.

Os trabalhos deverão ser enviados ao Editor/Equipe Editorial, via Sistema Eletrônico Sistema Eletrônico Open Journal Systems (OJS) < https://cfp.revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/pesquisainterdisciplinar/about/submissions>. O artigo deve ser enviado pelo Sistema na forma de transferência do manuscrito. 

Ao receber o manuscrito, o Editor/Equipe Editorial submeterá ao juízo do Conselho Editorial, para verificação de adequação à política editorial da revista e do cumprimento de exigências normativas. A Avaliação Cega por Pares. Os artigos serão encaminhados, sem identificação, a no mínimo dois avaliadores externos. No caso de discrepância avaliativa será enviado a um terceiro parecerista. O nome dos avaliadores será mantido em sigilo.

A Revista, através do editor ou do secretário executivo, notificará o autor principal se o artigo foi aprovado para publicação ou rejeitado. A notificação será acompanhada de cópia do conteúdo dos pareceres, sem a identificação dos avaliadores.

Os textos deverão ter entre 10 e 15 laudas incluindo título, resumo, abstract, introdução, desenvolvimento (método, resultados, discussão), conclusão e referências. Os artigos deverão ser escritos em língua portuguesa, língua espanhola ou língua inglesa. O texto deverá estar digitado no editor Microsoft Word, em fonte Calibri, tamanho 12, em espaçamento 1,5 entre linhas, margens superior e esquerda 3cm, inferior e direita 2cm. Numeração das páginas no canto inferior direito. 

ATENÇÃO! A identificação de autoria do trabalho deve ser removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo do artigo conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares. Número máximo de autores seis, incluindo o orientador.

O(s) nome(s) do(s) autor(es), por extenso, deve(m) ser incluído(s) através dos formulários de metadados, preenchendo atentamente todas as informações solicitadas. Os autores deverão indicar endereço institucional completo e e-mail completo para divulgação no artigo. Também deverão colocar maior nível de titulação, afiliação institucional, função profissional na instituição de origem, cidade, estado e país. 

Cada manuscrito deverá ser apresentar no cabeçalho um título centralizado na língua da submissão do manuscrito e não poderá exceder 95 caracteres com espaços, fonte Calibri tamanho 14, negrito, com apenas a primeira letra do título maiúscula. Abaixo do título principal inserir o título em outro idioma, centralizado, Calibri tamanho 12, sem negrito apenas a primeira letra do título em maiúsculo. Se o texto estiver escrito em português, o título deverá estar em português e em inglês.

O texto deverá apresentar, inicialmente, um resumo entre 250 a 300 palavras, Calibri, fonte 11, espaço simples em português e inglês (abstract); para isso ver a NBR 6028, de novembro de 2003 da ABNT. Se o texto estiver escrito em espanhol, deverá ter resumo em espanhol e em inglês (abstract). O resumo deverá conter as seções Introdução, Objetivo, Método, Resultados e Conclusão da pesquisa. Deverão ser indicadas três palavras-chave em português e inglês ou em espanhol e português. Não é permitido fazer citações dentro do resumo ou incluir imagens/figuras.

As tabelas, gráficos e quadros devem seguir as normas da ABNT NBR 14724 – 2011 e devem ser apresentados dentro do texto após a sua citação. A fonte dos títulos e dentro das tabelas, gráficos e quadros deve ser Calibri, tamanho 10, com espaço simples.

Para a avaliação dos manuscritos serão observados os seguintes critérios: 1) relevância e abrangência do tema; 2) caráter inovador, desenvolvimento e aprofundamento do tema; 3) estrutura teórica e metodológica do trabalho; 4) conclusão e contribuição para área do conhecimento.

As citações devem seguir a NBR 10520, de julho de 2023, da ABNT. As referências deverão ser redigidas segundo as normas da ABNT NBR 6023/2018. Incluir somente obras mencionadas no texto. Espaço simples entre e dentro das referências.

Os conceitos e afirmações contidas nos artigos serão de inteira responsabilidade do(s) autor(es).

A revisão ortográfica e gramatical, em português, em espanhol e inglês, é de inteira responsabilidade do(s) autor(es) do manuscrito.

Condições para submissão

Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.

  • Esta submissão atende aos requisitos descritos nas Diretrizes para autores.
  • Esta submissão não foi publicada anteriormente, nem foi submetida a outro periódico para consideração.
  • Todas as referências foram verificadas quanto à exatidão e integridade.
  • Todas as tabelas e figuras foram foram numerados e rotulados.
  • Foi obtida permissão para publicar todas as fotos, conjuntos de dados e outros materiais fornecidos com esta submissão.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.