Geotecnologias no ensino da cartografia escolar no processo ensino-aprendizagem

Autores

  • Odinei Edson Leite Brasil
  • Wagna Cristina Ferreira Moura
  • Maria do Socorro Batista
  • Alexsadra Bezerra da Rocha

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.0.282

Resumo

A matriz curricular brasileira ainda não apresenta uma disciplina especifica de cartografia escolar que
supra a necessidade desta ciência e abrace a demanda das escolas. O objetivo deste trabalho versa
relatar algumas experiências no primeiro semestre deste ano (2017) do projeto de extensão:
Cartografia e Geotecnologia: Levando o conhecimento cartográfico a escola. Como objetivos
específicos: Analisar a aprendizagem dos alunos da Escola Estadual Cidadã Técnica de Cajazeiras –
Profa. Nicéia Claudino Pinheiro - PB durante as oficinas da cartografia escolar; Observar o nível de
aprendizagem destes alunos com o uso de geotecnologias e ferramentas metodológicas, a partir de
aplicativos de celular e programas em computador; Formar 4 alunos da escola, trazendo-os até a
universidade para que estes pudessem ter oficinas de forma didática, tais como: Computador,
Aplicativo de Celular, Globo, Cartas Topográficas, Escalimetro, Mapas, Tabelas, Programa Google
Maps e Google Earth Pro, futebol Cartográfico e bussola. Estes alunos participaram da segunda
temporada das Olimpíadas de Cartografia Nacional, neste modo o grupo conseguiu perceber que
mesmo em poucas aulas e tempo, estes alunos puderam absolver melhor o conteúdo trabalhado
obtendo um bom resultado nas olimpíadas.

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Publicado

2019-08-15

Edição

Seção

SIAT & SERPRO - Artigos Completos: MEIO AMBIENTE E AGRÁRIAS