Educação ambiental como ferramenta para o gerenciamento de resíduos sólidos com alunos de escolas públicas de Cajazeiras - PB

Autores

  • Paulo José de Andrade
  • Glicicleide de Sousa Lima UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
  • Luiz Gualberto de Andrade Sobrinho

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.0.283

Resumo

O propósito da educação é a aprendizagem significativa, tendo como objetivo auxiliar o aluno em situações problema vivenciado no seu cotidiano. Esta pesquisa tem como objetivo avaliar o conhecimento dos discentes acerca do gerenciamento de resíduos descartados pelas suas residenciais e pela escola assim como a aplicabilidade do tema em seu cotidiano. A mesma foi realizada na E.M.E.I.E.F. José Antônio Dias e a E.E.E.F.M. Monsenhor Constantino Vieira com a participação de 50 alunos do 6º ano do ensino fundamental e 50 alunos do 3° ano do ensino médio respectivamente. Trata-se de uma pesquisa descritiva reflexiva de cunho quantitativo utilizando como técnica um questionário avaliativo com a finalidade de analisar e descrever as contribuições que o ensino sobre educação ambiental proporcionou para o processo de ensino aprendizagem dos discentes. Observa-se que 56% não realizam a seletividade do lixo residencial e 67% dos discentes não se atentam durante a compra de produtos para danos que venham causar no meio ambiente. Pôde-se constatar então que as metodologias adotadas nas escolas ainda são preocupantes em relação a conscientização dos alunos e, portanto, necessita articular atividades e estratégia por parte da mesma para promover a conscientização sobre a conservação ambiental de forma a minimizar os impactos causados no meio ambiente.

 

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Publicado

2019-08-15

Edição

Seção

SIAT & SERPRO - Artigos Completos: ensino e diversidades