O uso das tecnologias como recursos metodológicos nas series iniciais: do 4º ao 5º na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Luís Gomes de Brito, na cidade de Triunfo- PB.

Autores

  • Maria do Socorro Batista
  • Jucier Ricarte Saraiva
  • Natália Késia de Caldas Oliveira Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.0.243

Resumo

O referido trabalho partiu de observações, reflexões em algumas escolas do município de Triunfo - PB, como também de leituras teóricas da temática em questão, uma vez que é notória a importância das tecnologias, como ferramentas metodológicas para auxiliarem no processo de ensino aprendizagem.  Foi realizado o levantamento bibliográfico, no qual foi feito à leitura e análise de diversas publicações sobre o uso de tecnologias em sala de aula e também a observação participante, onde ficou evidente a necessidade da inclusão dos recursos tecnológicos como mecanismos dinamizadores no processo de aquisição da aprendizagem.  Dessa forma, é pertinente ressaltar que na escola a tecnologia assume um importante papel como suporte pedagógico, diante do processo técnico-científico informacional, na qual a técnica desempenha função primordial para a compreensão e análise do regime em curso além de facilitar o conhecimento de áreas, sem estas estarem próximas e sim onipresentes no nosso dia a dia.

PALAVRAS-CHAVE: tecnologias, escola, sala de aula.

Referências

ALMEIDA, Maria Elizabeth de; Proinfo: Informática e Formação de Professores – Volume. 1; Brasília: MEC/ Secretaria de Educação à Distância – 2000.

BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB. Brasília, 2001.

BRASIL, Lei de diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei 9.394/96, Brasília, Brasil, 1996.

CARVALHO, Marilia G.; Bastos, João A. de S. L., Kruger, Eduardo L. de A./ Apropriação do conhecimento tecnológico. CEEFET-PR, 2000. Cap. Primeiro.

FREITAG, Bárbara. Escola, estado e sociedade. 6. ed. São Paulo: Moraes. 1986.

GIL, Antonio Carlos (1987) Métodos e técnicas de pesquisa social. 5ª ed., SãoPaulo : Atlas, 1999.

GIL. A C. Como elaborar projetos de pesquisa. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 1999.

LEOPOLDO, Luís Paulo- Novas Tecnologias na Educação: Reflexões sobre a prática. Formação docente e novas tecnologias. LEOPOLDO

Downloads

Publicado

2019-08-15

Edição

Seção

SIAT & SERPRO - Resumos: tecnologia e educação