O uso das tecnologias como recursos metodológicos nas series iniciais: do 4º ao 5º na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Luís Gomes de Brito, na cidade de Triunfo- PB.
DOI:
https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.0.243Resumo
O referido trabalho partiu de observações, reflexões em algumas escolas do município de Triunfo - PB, como também de leituras teóricas da temática em questão, uma vez que é notória a importância das tecnologias, como ferramentas metodológicas para auxiliarem no processo de ensino aprendizagem. Foi realizado o levantamento bibliográfico, no qual foi feito à leitura e análise de diversas publicações sobre o uso de tecnologias em sala de aula e também a observação participante, onde ficou evidente a necessidade da inclusão dos recursos tecnológicos como mecanismos dinamizadores no processo de aquisição da aprendizagem. Dessa forma, é pertinente ressaltar que na escola a tecnologia assume um importante papel como suporte pedagógico, diante do processo técnico-científico informacional, na qual a técnica desempenha função primordial para a compreensão e análise do regime em curso além de facilitar o conhecimento de áreas, sem estas estarem próximas e sim onipresentes no nosso dia a dia.
PALAVRAS-CHAVE: tecnologias, escola, sala de aula.
Referências
ALMEIDA, Maria Elizabeth de; Proinfo: Informática e Formação de Professores – Volume. 1; Brasília: MEC/ Secretaria de Educação à Distância – 2000.
BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB. Brasília, 2001.
BRASIL, Lei de diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei 9.394/96, Brasília, Brasil, 1996.
CARVALHO, Marilia G.; Bastos, João A. de S. L., Kruger, Eduardo L. de A./ Apropriação do conhecimento tecnológico. CEEFET-PR, 2000. Cap. Primeiro.
FREITAG, Bárbara. Escola, estado e sociedade. 6. ed. São Paulo: Moraes. 1986.
GIL, Antonio Carlos (1987) Métodos e técnicas de pesquisa social. 5ª ed., SãoPaulo : Atlas, 1999.
GIL. A C. Como elaborar projetos de pesquisa. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 1999.
LEOPOLDO, Luís Paulo- Novas Tecnologias na Educação: Reflexões sobre a prática. Formação docente e novas tecnologias. LEOPOLDO