Objetos virtuais de aprendizagem para a educação de jovens e adultos disponíveis no banco internacional de objetos educacionais com foco em meio ambiente

Autores

  • Felícia Maria Fernandes Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)
  • Edilson Leite da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.0.263

Resumo

A sociedade atual destaca-se como tecnológica e informatizada, estando em constante transformação. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino voltada para pessoas que não tiveram acesso ao ensino regular na idade apropriada. Objetivou-se com o trabalho apresentar os objetos virtuais de aprendizagem disponíveis no Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE), no ensino da EJA, com enfoque no tema transversal meio ambiente. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, descritiva, quantitativa. Os resultados demostram uma vasta quantidade de objetos virtuais de aprendizagem que podem ser utilizados em sala de aula. Sendo que na modalidade de ensino EJA estão disponíveis 312 objetos. A presente pesquisa contribui para que professores e alunos tomem conhecimentos dos OVAs disponíveis no BIOE e possam utilizá-los como auxilio no processo ensino aprendizagem nas aulas de Ciências, Química, geografia e Biologia na Educação de Jovens e Adultos com foco no tema meio ambiente.

Referências

BRASIL: Ministério da Educação – Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999.

BRASIL. Lei Nº. 9.795, de 27 de Abril de 1999: Política Nacional de Educação Ambiental. Brasília, 27 de abril de 1999.

OLIVEIRA, Felícia Maria Fernandes de. A importância e as principais dificuldades do uso das tics no ensino de química na visão dos docentes da rede estadual do município de Cajazeiras-PB. XII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, 2015. Disponível em: <http://www.pe.senac.br/ascom/congresso/ocongresso.asp>. Acesso em: 09 de junho de 2016.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila

FREITAS, Andréia Cristina Santos; SANTOS, José Everaldo Oliveira; BARRETO, Luciano Vieira. Educação ambiental no ensino de jovens e adultos. Centro Científico Conhecer - ENCICLOPÉDIA BIOSFERA, Goiânia, vol.5, n.8, 2009.

GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA. Secretaria de Estado da Educação.Educação de Jovens e Adultos-EJA. Ensino Fundamental e Médio. 2013. Disponível em: <http://www.seduc.ro.gov.br/curriculo/wp-content/uploads/2013/02/EDUCACAO-DE-JOVENS-E-ADULTOS-EJA.pdf>. Acesso em: 06 nov. 2016.

PCN+ Ensino Médio: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/SEMTEC, 2002.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2 ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

SOUZA, Marcelo P. de et al. Desenvolvimento e Aplicação de um Software como Ferramenta Motivadora no Processo Ensino-Aprendizagem de Química. Rio de Janeiro: UERJ, 2004.

SOARES, Leôncio José Gomes. Educação de Jovens e Adultos. Rio de Janeiro: Dp&a, 2002. 168 p.

Downloads

Publicado

2019-08-15

Edição

Seção

SIAT & SERPRO - Artigos Completos: tecnologia e educação