Oficina de igualdade de gênero: uma experiência do PIBID com alunos de 9º ano em Cajazeiras

Autores

  • Suzyanne Valeska Maciel de Sousa UFCG
  • Rosemere Olimpio de Santana UFCG

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.0.327

Resumo

O presente trabalho visa apresentar a experiência de uma oficina sobre a igualdade de gênero realizada
pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Federal de
Campina Grande (UFCG), campus de Cajazeiras, na Escola Estadual de Ensino Infantil e Fundamental
Dom Moisés Coelho, parceira do projeto. Diante da identificação da necessidade do trabalho com a
temática de gênero em sala de aula foi desenvolvida a oficina em uma turma de 9º ano D do turno da
tarde. O objetivo desta proposta foi problematizar junto aos alunos as diferentes visões sobre o
feminino, bem como seus lugares de produção. A oficina contou com o uso de diferentes linguagens
como charges, manchetes de jornais e música, sendo sua parte mais importante a realização de
debates, nos quais, os alunos puderam se expressar e construir novas opiniões no exercício de ouvir
uns aos outros.
PALAVRAS-CHAVE: Gênero; Sala de aula; Oficina.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2019-08-15

Edição

Seção

SIAT & SERPRO - Artigos Completos: MEIO AMBIENTE E AGRÁRIAS