O estágio supervisionado no ensino de Geografia III na Escola Municipal De Ensino Fundamental DR. Jarismar Gonçalves Melo – Ipaumirim – CE.

Autores

  • Maria do Socorro Batista
  • Jucier Ricarte Saraiva
  • Natália Késia de Caldas Oliveira Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.0.244

Resumo

Esse trabalho constitui-se numa reflexão acerca das questões que norteiam o Estágio Supervisionado, concebendo-o, como uma atividade fundamentalmente significativa, uma complementação prática da etapa desenvolvida em sala de aula de caráter técnico, social, cultural e comportamental, que orienta e permite aos estudantes a aplicação dos conhecimentos teóricos, por meio da vivência em ambientes e processos de trabalho em situações reais da futura profissão.  Foi realizado o levantamento bibliográfico, no qual possibilitou à leitura e análise de obras, buscando fundamentação teórica em autores que trabalham com temas que estejam relacionados com o ensino da Geografia e Estágio e Docência, também foram realizadas visitas, observações e práticas pedagógicas na escola escolhida para campo de estágio. Dessa forma, é pertinente ressaltar a importância do estágio para a formação do professor, ressignificando sua bagagem teórica e conduzindo ao complexo campo do magistério.

 

PALAVRAS-CHAVE: Docência, Estágio, Sala de aula.

Referências

CAVALCANTI, L. S. BASES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DA GEOGRAFIA: UMA REFERÊNCIA PARA A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DE ENSINO. In: CAVALCANTI, L. S. (Org.). Formação de professores: concepções e práticas em Geografia. Goiânia: Vieira, 2006, p. 27-49.

MOURA, Marisa Ribeiro. O PROFESSOR DE GEOGRAFIA E SUA PRÁTICA PROFISSIONAL: QUAL SEU PAPEL NA SOCIEDADE ATUAL? Geosaberes, v. 3, n. 5, p. 3-11, Fortaleza, jan. / jun. 2012.

MARCONI, Marina A. & LAKATOS, Eva M. (1985) Fundamentos de metodologia científica.5ª ed., São Paulo: Atlas, 2003

NASCIUTTI, Fabiana Marques Barbosa; SILVA, Silvia Maria Cintra da. O PROCESSO DE ENSINAR/APRENDER UMA PERSPECTIVA CRÍTICA EM PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL. Brasil Psicologia em Estudo, v. 19, n. 1, p. 25-37, Maringá, jan./mar. 2014.

Projeto Arriba: geografia/ organizadora Editora Moderna; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna; editor responsável Fernando Carlo Vedovate. – 3. Ed. – São Paulo: Moderna 2010.

SARAIVA, Jucier Ricarte; SILVA, Andressa Sarmento da et al. UM OLHAR DESCRITIVO SOBRE A PRÁTICA DE EXECUÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO DE GEOGRAFIA I. I seminário de educação geográfica, João Pessoa, 2015.

Downloads

Publicado

2019-08-15

Edição

Seção

SIAT & SERPRO - Resumos: práticas pedagógicas inovadoras no estágio