Educação integral e escola em tempo integral: em busca da formação emancipadora

Autores

  • Maria Severina Gomes Melo da Rocha Universidade da Madeira
  • Henrique Miguel de Lima Silva Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Danielli Cristina de Lima Silva Universidade Federal da Paraíba - UFPB

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.0.394

Resumo

Esse artigo tem por objetivo explanar a utilização do lúdico como mediador dos conhecimentos teóricos para crianças na Educação Infantil, na qual o brincar surge como aporte de mediação dos conteúdos matemáticos. Nesse sentido, a roda de conversação e os jogos lúdicos perpassam as barreiras interiorizadas na mentalidade das crianças frente aos receios da então “temida matemática”, minimizando as disparidades entre aluno/aluno e aluno/professor. Como aporte teórico, trabalhou-se com o lúdico e o ensino de matemática nos anos iniciais, bem como as conversações e as rodas de conversas nos discursos de Reame, Canal, Cruz, Gostenski, Barbieri, Camargo. Nessa perspectiva, o artigo apresenta a relevante importância de um trabalho ludopedagogico, em que o docente utiliza da ferramenta lúdica para mediar o conhecimento na disciplina de matemática ampliando os conhecimentos dos alunos frente as dificuldades. Sendo assim, o papel do professor é de demonstrar que o brincar e as brincadeiras são “ingredientes” essenciais para contribuição humanística e dos valores sociais e morais.

PALAVRAS-CHAVE: Brincar, Ludicopedagógico, Matemática.

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Publicado

2019-08-15

Edição

Seção

SIAT & SERPRO - Artigos Completos: ensino e diversidades