Das rodas de conversa aos jogos educativos: trabalhando a matemática a partir do lúdico

Autores

  • Danilo de Sousa Cezário UFCG
  • Erica Dantas da Silva UFCG
  • Paloma Ferreira Rolim UFCG

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.0.390

Resumo

O presente texto tem como objetivo elucidar aspectos concernentes à importância de incorporar a ludicidade no ensino da matemática, na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Tem-se, por exemplo, a importância de se inovar no âmbito educacional, por intermédio do uso de jogos educativos, haja vista que se faz necessário que essa mediação ocorra o quanto antes possível, uma vez que esta oportuniza um aprimoramento do raciocínio lógico, imaginação, criatividade, amplificação do pensamento e da linguagem e, consequentemente o desenvolvimento da socialização. Tem-se como aporte teórico os textos discutidos na disciplina Fundamentos e Metodologia do Ensino da Matemática do curso de pedagogia (CFP/UFCG), cujos autores são Canal, Cruz, Gostenski, Barbieri, Camargo, Reame, RCNs (1998), bem como a elaboração de jogos educativos desenvolvidos no âmbito acadêmico. Elucidar-se-á algumas das potencialidades que podem vir a ser desenvolvidas na criança com a combinação entre as atividades de aprendizagem e o brincar. Nessa perspectiva, pretende-se discutir novas metodologias através de jogos e brincadeiras para serem desenvolvidas durante as aulas de maneira a contribuir integralmente para o processo de ensino-aprendizagem.

PALAVRAS-CHAVE: Ludicidade; Práticas inovadoras; Ensino-aprendizagem. 

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Publicado

2019-08-15

Edição

Seção

SIAT & SERPRO - Artigos Completos: corpo e educação