Entre escolas e culturas: teoria queer e multiculturalismo
DOI:
https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.0.272Resumo
A presente pesquisa teve como principal objetivo investigar como as identidades de gênero, sexualidade, masculinidade e raça são construídas na disciplina de artes em uma Escola Pública da rede municipal de Duque de Caxias – do Rio de Janeiro, e interagem com outras relações sociais que nelas se desenvolvem. Partimos do pressuposto que as discussões sobre gênero, sexualidades, masculinidades, raça, multiculturalidade e teoria queer podem contribuir para a diminuição da homofobia, da lesbofobia, da transfobia, do sexismo, do machismo, da misoginia, da discriminação, do racismo e da intolerância, ainda presentes em muitas de nossas escolas. A pesquisa constatou que a integração dessas propostas (multiculturalismo e teoria queer) em sala de aula pode contribuir para o reconhecimento e a valorização das múltiplas identidades presentes nas escolas
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70 1995.
BARBIER, R. A Pesquisa-ação. Brasília: Liber Livro, 2004.
BRITZMAN, Deborah. Is there a queer pedagogy? Or stop reading straight. Educational Theory, Illinois, v.45, n. 2, p. 151-166, primavera 1995.
BUTLER, J. Corpos que pensam: sobre os limites discursivos do sexo. In: LOURO, G. L. (Org.) O Corpo educado: pedagogia da sexualidade. Tradução Tomaz Tadeu da silva. Belo Horizonte: Autêntica, 1999, p. 151-72.
______. Problemas de gênero. Feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
CANDAU, V. M. Multiculturalismo e Educação: desafios para a prática pedagógica. In: MOREIRA, A. F. B.; CANDAU, V. M. (Org.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis: Vozes, p. 13-37, 2008.
CANEN, A. Educação multicultural, identidade nacional e pluralidade cultural: tensões e implicações curriculares. Cadernos de Pesquisa, n.111, p. 135-149, 2000.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e Educação: uma perspectiva pós-estruturalista. São Paulo:Vozes, 1997.
LOURO, Guacira Lopes (org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. p. 151-172.
______. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
MOREIRA, A. F. Currículo, diferença cultural e diálogo. Educação & Sociedade, Campinas, ano XXIII, n.79, p. 53-83, 2002.