Entre escolas e culturas: teoria queer e multiculturalismo

Autores

  • Sandramor do Amaral Ferreira SENAC

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.0.272

Resumo

 

A presente pesquisa teve como principal objetivo investigar como as identidades de gênero, sexualidade, masculinidade e raça são construídas na disciplina de artes em uma Escola Pública da rede municipal de Duque de Caxias – do Rio de Janeiro,  e interagem com outras relações sociais que nelas se desenvolvem. Partimos do pressuposto que as discussões sobre gênero, sexualidades, masculinidades, raça, multiculturalidade e teoria queer podem contribuir para a diminuição da homofobia, da lesbofobia, da transfobia, do sexismo, do machismo, da misoginia, da discriminação, do racismo e da intolerância, ainda presentes em muitas de nossas escolas. A pesquisa constatou que a integração dessas propostas (multiculturalismo e teoria queer) em sala de aula pode contribuir para o reconhecimento e a valorização das múltiplas identidades presentes nas escolas

Biografia do Autor

  • Sandramor do Amaral Ferreira, SENAC

    Bacharel e Pós Graduada em Designer de Moda- SENAI CETIQT. oordenadora da área de Moda do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio de Janeiro (SENAC)

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Publicado

2019-08-15

Edição

Seção

SIAT & SERPRO - Resumos: gênero educação