Família e escola: alguns entendimentos sobre participação

Autores

  • Lucineide Bezerra Braga Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.0.231

Resumo

Apresenta-se nesse texto um recorte do trabalho de pesquisa em desenvolvimento no curso de Pedagogia do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande – CFP/UFCG. O estudo tem como objetivo compreender os entendimentos sobre a relação entre a família e a escola da Educação Infantil. Na pesquisa questiona-se qual o entendimento de envolvimento parental no contexto escolar? Dessa, outras questões nos apresenta por se tratar de estudo qualitativo, aberto as novas possibilidades de estudo/análises. Partimos do pressuposto de que é imperioso para o sucesso da formação integral e para a otimização dos índices de qualidade da educação brasileira compreender os entendimentos e os reais impactos da participação da família junto à escola na perspectiva crítico-emancipatória. Trata-se de uma discussão teórico-crítica das primeiras reflexões para o desenvolvimento da pesquisa.  A estratégia de estudo para coleta e análise de dados foi via Tabela de Análise de Textos Acadêmicos e Científicos das Dimensões propostas por Novikoff – TABDN, auxiliando na compreensão e discussões do tema em questão. Esperamos contribuir com discussões sobre o tema.

Biografia do Autor

  • Lucineide Bezerra Braga, Universidade Federal de Campina Grande

    Formação- Estudante de graduação

     

Referências

BOCK, A. M. B., FURTADO, O. & TEIXEIRA, M. L. T. Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia. São Paulo: Saraiva. (1999).

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei nº 8069, de julho de 1990.

CARVALHO, P. E. M. Relações entre família e escola e suas implicações de gênero, UFPB, Cadernos de pesquisa, n. 110, p. 143-155, jul. 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/%0D/cp/n110/n110a06.pdf>. Acesso em: 20 setembro de 2016.

FERNANDES, A. O saber em jogo. Porto Alegre: Artmed, 2001.

FONTAO, M. del P. G. Modalidades de trabalho com pais na pré-escola. In: CORREIA, Luís de Miranda e SERRANO,Ana Maria (Orgs.). Envolvimento parental em intervenção precoce. Porto: Porto Editora, p.165-190, 2000.

HERNÁNDEZ, A. M. S. A relação escola e família na opinão de seus agentes. Dissertação de mestrado não-publicada, Pontifícia Universidade Católica de Campinas. (1995).

KRAMER, S. Com a pré-escola nas mãos. São Paulo: Ática, 2000.

MARQUES, R. A escola e os pais, como colaborar? Lisboa: Texto Editora. (1999).

In: OLIVEIRA, Cynthia Bisinoto Evangelista de ; MARINHO-ARAÚJO,Claisy Maria. A relação família-escola: intersecções e desafios. Disponivel em:<http://www.scielo.br/pdf/estpsi/v27n1/v27n1a12.pdf.>. Acesso em 10 /jun/2017.

NOVIKOFF, C. Dimensões Novikoff: um constructo para o ensino-aprendizado da pesquisa. In ROCHA, J. G. e NOVIKOFF, C. (orgs.). Desafios da práxis educacional à promoção humana na contemporaneidade. Rio de Janeiro: Espalhafato Comunicação, p. 211-242, 2010a.

OLIVEIRA, L. C. F. Escola e família numa rede de(des)encontros: um estudo das representações de pais e professores. São Paulo: Cabral Editora. 2002.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2019-08-15

Edição

Seção

SIAT & SERPRO - Artigos Completos: ensino e diversidades