Inovar no ensino da matemática

Autores

  • Milena Cabral de Oliveira UFCG
  • Stanislleya Kaennia Ferreira Lins UFCG

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.0.341

Resumo

Este artigo tem como conteúdo questões importantes para a prática docente no ensino da matemática, que tem como objetivo o ensino da matemática de modo inovador e lúdico nos anos iniciais, tornando assim prazeroso o desejo de aprender. A metodologia utilizada foi o estudo e a leitura de referencias, que fizeram parte da disciplina de Fundamentos e Metodologias do ensino de matemática. Os resultados propostos é o desenvolvimento da aprendizagem do aluno, esquecendo a memorização de cálculos matemáticos, passando a propiciar um ambiente e atividades diferentes que contemplem o ensino da disciplina. Além disso, o ensino da matemática pode envolver atividades concretas, o professor pode utilizar objetos que o aluno conhece, para ensinar por exemplo, as formas geométricas. Para a realização deste artigo, tivemos como embasamento teórico o texto de Canal (2013) e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998). Diante dessas referências, é notável a importância do inovar no ensino, de modo a favorecer o interesse do aluno e proporcionar uma melhor aprendizagem.

 

PALAVRAS-CHAVE: prática docente; ensino inovador; aprendizagem.

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Publicado

2019-08-15

Edição

Seção

SIAT & SERPRO - Artigos Completos: ensino e diversidades