A relação teoria e prática no processo de formação docente

Autores

  • Willyan Ramon de Souza Pacheco UFCG
  • João Paulo da Silva Barbosa UFCG
  • Dorgival Gonçalves Fernandes UFCG

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.0.380

Resumo

As relações teóricas e práticas que circundam o processo de formação docente são pautas de vários estudos na contemporaneidade. A prática que é desenvolvida de modo a relacionar os saberes epistemológicos apreendidos e as experiências vivenciadas no processo de formação docente, por vezes se distancia do real objetivo da ação pedagógica que é a relação teoria e prática. Nessa perspectiva, discutiremos neste artigo acerca dessa relação, dando ênfase ao modo como a dicotomia ou a unificação de ambas podem influenciar na constituição da formação do educador. Essa relação que abordamos como indispensável e constituinte para o processo de construção do profissional docente dar-se pelo entendimento de que não existe teoria sem prática e vice-versa. Este artigo se materializa a partir de  pesquisa bibliográfica de natureza exploratória, na qual empregamos leituras de artigos, trabalhos de conclusão de curso e discussões realizadas em sala de aula sobre este tema. Evidencia-se nesse trabalho a relevância das dimensões teórica e prática no processo de formação e atuação docente, configurando-se em um movimento integrativo oportunizando a construção e a ressignificação da práxis docente.

 

PALAVRAS-CHAVE: Formação docente; Teoria e Prática; Práxis.

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Publicado

2019-08-15

Edição

Seção

SIAT & SERPRO - Artigos Completos: ensino e diversidades