Educação ambiental e a ecopedagogia no processo de ensino e aprendizagem

Autores

  • Daniele Gonçalves da Silva UFCG

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.0.387

Resumo

O presente estudo busca apresentar um olhar sobre a educação ambiental, a ecopedagogia e sua importância na construção da consciência ambiental das crianças.  Surge da inquietação da autora em observar como está acontecendo nos espaços escolares - espaço educacional construtor de saberes e desenvolvimentos. Temos como objetivo do estudo discutir e procurar compreender o processo de ensino e aprendizagem na implantação da Educação Ambiental e a presença da ecopedagogia nos espaços escolares, que se faz como um processo que visa a sustentabilidade e seu desenvolvimento através das interações e vivencias do dia a dia. Temos como pressuposto a educação como um papel imprescindível no processo de mudanças frente às problemáticas que atinge a sociedade em seus diversos aspectos. Neste sentido, a educação ambiental deve está presente dentro do panorama escolar, associada com a educação formal e não formal e de forma interdisciplinar, em que os professores precisam conhecê-la e organizá-la, visando buscar soluções e criando ações participativas e perceptivas na relação da natureza e o homem. O método será pautado na proposta de abordagem qualitativa, ou seja, na perspectiva fenomenológica-hermenêutica.

 

PALAVRAS-CHAVE: educação ambiental; ecopedagogia; ensino e aprendizagem. 

Downloads

Publicado

2019-08-15

Edição

Seção

SIAT & SERPRO - Artigos Completos: educação e saúde