Estratégias de ensino-aprendizagem com alunos portadores de deficiência intelectual na disciplina de português

Autores

  • Kátia Santos Avelar UNISUAM
  • Maria Geralda Miranda UNISUAM
  • Shirley Araújo Cabral UNISUAM

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.0.246

Resumo

O presente estudo teve como objetivo identificar e analisar o desenvolvimento cognitivo de alunos com deficiência intelectual e a importância do ensino de português como um dos aspectos da educação inclusiva. O principal enfoque foi estabelecer uma relação entre as dificuldades apresentadas por alunos com deficiência intelectual e as práticas pedagógicas utilizadas no processo de ensino/aprendizagem na disciplina de português, ministradas no Ensino Fundamental da Escola Municipal Márcio Fiat, localizada em Duque de Caxias. No decorrer da pesquisa, foi possível constatar que os alunos, submetidos a um acompanhamento pedagógico planejado a partir da realidade específica de cada um, conseguiram se interessar mais pelos conteúdos ministrados em sala de aula. As medidas adotadas trouxeram vários benefícios, dentre os quais podemos destacar a melhora da auto-estima e o aumento da capacidade de se relacionar com colegas e professores. Foi possível perceber ainda, que os alunos mostraram-se progressivamente independentes e estimulados. 

Biografia do Autor

  • Kátia Santos Avelar, UNISUAM

    Doutora em Ciências (Microbiologia) também pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é coordenadora do Laboratório de Referência Nacional para Leptospirose do Instituto Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e Professora Titular do Programa de Pós-Graduação Profissional Interdisciplinar em Desenvolvimento Local do Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM). 

  • Maria Geralda Miranda, UNISUAM

    Doutora em Letras com ênfase em estudos pós-coloniais, também pela UFF. Professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local, do Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM.

  • Shirley Araújo Cabral, UNISUAM
    Mestranda da UNISUAM no Mestrado Multidisciplinar em Desenvolvimento Local

Referências

BRASIL. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. São Paulo: Editora do Brasil S/A, 1998.

BRASIL. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. São Paulo: Editora do Brasil S/A, 2001.

CARLO, M. M. R. P. Se essa casa fosse nossa. Instituições e processos de imaginação na educação especial. São Paulo: Plexus Editora, 1999.

GOFFREDO, Vera Lucia Flor S. de. Educação especial: tendências atuais. Brasília: Associação de Comunicação Educativa; Roquete Pinto, 1999.

GONZÁLES REY, F. L. O sujeito que aprende: desafios do desenvolvimento do tema da aprendizagem na psicologia e na prática pedagógica. In TACCA, Maria Carmen (Org). Aprendizagem e trabalho pedagógico. Campinas e Alínea. 2006.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer? 2ª edição. São Paulo: Editora Moderna, 2005.

MARTINEZ, Albertina Mitjáns, Criatividade no Trabalho Pedagógico e Criatividade na Aprendizagem: uma relação necessária? In TACCA, Maria Carmen V. Rosa. Aprendizagem e trabalho pedagógico. São Paulo: Editora Alínea, 2006.

DECLARAÇÃO DE SALAMANCA. Declaração Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais: Acesso e qualidade. Trad. Edilson Alkmin da Cunha. 2. Ed. Brasília: CORDE, 1994.

SILVA, Queila. ROSA, Marcelo. A atuação dos professores de Educação Física com alunos deficientes. Revista Olhar Científico. Faculdades Associadas Ariquemes. V. 01, n.2, Ago./Dez. 2010.

MEC. Política de educação inclusiva. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12345:politica-de-educacao-inclusiva&catid=302:politica-de-educacao-inclusiva&Itemid=709. Acesso em: 29 de junho de 2017.

MANTOAN, Mª Teresa Eglér. Inclusão é o privilégio de conviver com as diferenças. In: Nova Escola, maio de 2005. MEC. Política de educação inclusiva. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12345:politica-de-educacao-inclusiva&catid=302:politica-de-educacao-inclusiva&Itemid=709. Acesso em: 29 de junho de 2017.

MITTLER, Peter. Educação inclusiva: contextos sociais. Trad. Windys Brazão Ferreira. Porto Alegre: Artemed, 2003.

SANTANA, Raquel Soares de. Ressignificação da prática pedagógica: aprendizagem do número numa perspectiva inclusiva. Dissertação de Mestrado. Universidade de Brasília. Brasília. 2010.

SASSAKI, Romeu Kazumi. Terminologia sobre deficiência na era da inclusão. Revista Nacional de Reabilitação, São Paulo, ano 5, nº. 24, jan./fev. 2002.

______. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. 5ª edição. Rio de Janeiro: Editora WVA, 2004. TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional, Petrópolis: Editora Vozes, 2002.

TUNES, Elizabeth; TACCA, Maria Carmen; BARTHOLO JUNIOR, Roberto dos Santos. O professor e o ato de ensinar. Caderno de Pesquisa, São Paulo: 2005.

VIGOTSKY, L. S. Fundamentos de Defectología. Obras Completas, Tomo V, Ed. Pueblo y Educación, Ciudad de la Habana, Cuba, 1995.

VIGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. Trad: Paulo Bezerra. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2001.

VIGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Trad: José Cipolla Neto, Luis Silveira Menna Barreto, Solange

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2019-08-15

Edição

Seção

SIAT & SERPRO - Artigos Completos: ensino e diversidades