O lúdico como instrumento facilitador nas aulas de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.0.391Resumo
Este artigo tem por objetivo elucidar acerca da importância da utilização do lúdico como uma ferramenta indispensável na mediação de conhecimentos teóricos e práticos relativos ao ensino da matemática. O lúdico, através do brincar, mostra-se como um aporte essencial para a conciliação dos conteúdos matemáticos para crianças da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Neste seguimento, pode-se assegurar que a roda de conversação e os jogos lúdicos, fazem-se necessários para uma melhor compreensão e interiorização da matemática, que por muitas vezes, é subentendida como uma matéria de conteúdos bastante complexos para serem compreendidos por crianças tão pequenas. Como aporte teórico, trabalhou-se com conceitos relativos ao lúdico, os jogos matemáticos como suporte de aprendizagem e a roda de conversação como elemento de socialização e interação no ensino da matemática. Teve-se como guia para orientação das análises alguns textos estudados na disciplina Fundamentos e Metodologias do Ensino da Matemática, dentre os autores, Ferreira, Messi, Bonato, Canal e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.
Palavras-Chaves: Lúdico; Rodas de conversação; Jogos matemáticos.