O uso das TICs no Ensino Médico: primeiras impressões do projeto responda

Autores

  • Gustavo Emilio Pinheiro Dantas
  • Priscila Almada Torres UniFOA
  • Rhanica Evelise Toledo Coutinho

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.0.312

Resumo

É perceptível o crescente uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), objeto desse estudo, no meio educacional. O trabalho apresenta uma ação de extensão, realizada no Curso de Medicina do Centro Universitário de Volta Redonda – RJ e tem por propósito utilizar as TICs como metodologia ativa para implementação de um novo meio de comunicação para fins acadêmicos. Propõem-se a criação de um meio de comunicação acadêmico ao mesmo tempo ágil, cômodo e objetivo para a resolução de dúvidas. Toda a plataforma do projeto é virtual, baseada em grupo do © WhatsApp Inc., em que os acadêmicos de diferentes módulos são protocolados e orientados sobre como utilizar a ferramenta para tirar dúvidas. O projeto, que tem período de duração experimental de fevereiro a novembro de 2017, já beneficiou 256 estudantes de todos os módulos do curso, gerando a resolução, até o momento desse resumo, de 123 dúvidas utilizando a plataforma. Esta parceria enriqueceu os meios de interação e trouxe flexibilidade e agilidade aos processos. O uso de Smartphones se mostrou como facilitador de aprendizagem, sendo bem recebido por todos que tiveram acesso aos vídeos e demonstrou ser mais uma estratégia de ensino para facilitar e despertar o interesse na aprendizagem.

 

PALAVRAS-CHAVE: Ensino Médico; TICs; Redes Sociais.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2019-08-15

Edição

Seção

SIAT & SERPRO - Artigos Completos: tecnologia e educação