As relações de gênero dentro da escola:construindo espaços de debate

Autores

  • Rosemere Olimpio de Santana UFCG

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.0.298

Resumo

São inúmeros os relatos sofridos no interior das próprias escolas envolvendo agressões e sequelas psicológicas graves por conta do desconhecimento e do pouco espaço que as escolas possuem para as discussões envolvendo a temática de gênero. Nesse sentido, mostrar que as relações de gênero e  sexualidade, longe de ser um fenômeno natural, é, ao contrário, profundamente suscetível às influências sociais e culturais é objetivo desse trabalho. É a sociedade e a cultura que designam se determinadas práticas sexuais são apropriadas ou não, saudáveis ou doentias. Nesta perspectiva, as relações de gênero e a sexualidade são uma construção social, assim, conhecer os variados contextos históricos em que mudanças aconteceram com relação ao comportamento sexual e social dos indivíduos se faz necessário e urgente. Diante disso, o nosso objeto é discutir como o projeto de extensão aprovado pela PROPEX tem desenvolvido algumas ações nas escolas do município de Cajazeiras. A ideia é fortalecer a relação entre as escolas selecionadas e a universidade, produzindo uma relação significativa para todos os sujeitos envolvidos. As questões que envolvem o tema das relações de gênero estão presentes no cotidiano escolar e a partir das ações, bolsistas e voluntários, podem produzir juntos, a partir das discussões em torno de uma estratégia política cultural, um conhecimento reflexivo e significativo para a prática docente.

 

PALAVRAS-CHAVE: Gênero;Escola;Extensão.

 

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Publicado

2019-08-15

Edição

Seção

SIAT & SERPRO - Artigos Completos: MEIO AMBIENTE E AGRÁRIAS