Democratização e ensino: em busca da diminuição das desigualdades sociais

Autores

  • Gildoberg Nunes da Silva UFCG
  • José Neto de Sousa Santos UFCG
  • Henrique Miguel de Lima Silva UFPB

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.0.363

Resumo

O presente trabalho visa discutir sobre o processo de democratização do ensino no Brasil, bem como sobre as práticas de ensino enquanto instrumentos críticos de diminuição das desigualdades sociais. Partimos do pressuposto de que somente quando o sujeito tem consciência de seu espaço e dos problemas que o circunda podem ser modificados com base na interação social crítica, baseada nos conhecimentos teóricos e na realidade, pode modificar sua história, sendo autor do processo formativo. Baseamos nossa pesquisa em Bourdieu(1982, 1999, 2000, 2005), Freire (1982, 1995, 2000, 2004, 2005), Delamont (2000) dentre outros por abordarem o processo educativo sob o enfoque social crítico. Acreditamos que estes procedimentos contribuem diretamente no entendimento de que o processo formativo deve, por natureza, democratizar oportunidades para todos os envolvidos, sobretudo, para os marginalizados. Dessa maneira, esperamos contribuir para o entendimento da educação enquanto ato político.

 

PALAVRAS-CHAVE: Educação, Democratização, Formação, Autonomia.

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Publicado

2019-08-15

Edição

Seção

SIAT & SERPRO - Artigos Completos: ensino e diversidades