Ensino de arte sob a ótica da teoria queer perspectivas LGBTTLS para o campo da educação

Autores

  • Sandramor do Amaral Ferreira SENAC

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.0.193

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo compreender quais os efeitos do ensino de arte sob a ótica da Teoria Queer na constituição de um pensamento da diferença na prática didático/pedagógica. O projeto didático/pedagógico realizado se deu em torno da performance teatral de Drag Queen em sala de aula. Este projeto constituiu um campo importante de investigação para pesquisa em Arte e Educação no SENAI CETIQT, visto que, a discussão acerca dos efeitos da Teoria Queer na educação tem permeado área das Políticas Públicas e das Ciências Humanas. A pesquisa pretende responder as seguintes questões: É possível afirmar que Drag Queen é arte? Quais as possibilidades didáticos/pedagógicas da Drag Queen nas aulas de teatro para as práticas de ensino/aprendizagem? Nesta direção, este trabalho buscou transgredir com os padrões heteronormativos estabelecidos na nossa sociedade e de maneira mais específica proporcionou aos estudantes maior contato com as diferenças, diferenças essas marginalizadas pela sociedade, como é o caso das Drag Queens. Do ponto de vista metodológico, adotamos os processos indicados pelo dispositivo da pesquisa-ação. Nesta direção, foi implementado um projeto didático com uma turma da disciplina Pesquisa e Desenvolvimento de coleção no SENAI CETIQT, constituída por 22 alunos. A coleta de dados foi realizada através do diário etnográfico, onde o pesquisador registrou suas reflexões sobre o processo educativo que estava ocorrendo. A partir da análise temática foi possível observar a sala de aula como um espaço privilegiado de combate ao preconceito e a discriminação contra o público LGBTTLS. Entretanto, para que isto ocorresse a instituição se dispôs a trabalhar com os diferentes códigos culturais, o que implica na não subordinação ou marginalização de uma cultura pela outra. Nesta direção, concluímos que o ensino de arte pode contribuir de maneira significativa para problematizar as questões de gênero e suas relações de poder, de modo a deslocar modelos hegemônicos.

 

Biografia do Autor

  • Sandramor do Amaral Ferreira, SENAC
    Bacharel em Artes

Referências

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Publicado

2019-08-15

Edição

Seção

SIAT & SERPRO - Resumos: gênero educação