Investigação dos objetivos virtuais de aprendizagem dedicados a temática de resíduos sólidos disponíveis no banco internacional de objetos educacionais (BIOE)

Autores

  • Thalyta Pessoa Freire UFCG
  • Eriklys Darlan Gomes Bezerra UFCG

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.0.404

Resumo

Os OVAs são elementos muito utilizados por alunos virtuais e são hospedados na rede mundial de computadores. O site do Banco Internacional de Objetos Educacionais dispõe de um acervo que inclui o tema “resíduos sólidos”, objeto de estudo dessa pesquisa que analisou os OVAs sobre esse tema nesse banco, publicados entre 2008 e 2013, dedicados a alunos desde o ensino fundamental até o superior. A pesquisa foi feita online no site do banco e investigou 81 objetos. A maioria dos recursos tratam de reciclagem e reaproveitamento, mas os catadores também ganharam espaço, em contrapartida à PNRS, logística reversa e coleta seletiva, com poucos itens dedicados esses assuntos. A maioria também é direcionada ao nível fundamental, seguido do superior e, por último, o ensino médio, com grande parte publicados em 2011, após a sanção da PNRS, entretanto, o número de objetos publicados nos anos seguintes caiu severamente. Os tipos imagem e vídeo se sobressaem sobre os demais. Com isso, procura-se que o número de objetos hospedados no site aumente, que a busca seja mais específica e que ajudem ao estudante na compreensão e atualização dos conteúdos.

 

PALAVRAS-CHAVE: OVA; resíduos sólidos; BIOE.

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Publicado

2019-08-15

Edição

Seção

SIAT & SERPRO - Artigos Completos: tecnologia e educação