A experimentação investigativa: utilizando materiais alternativos como ferramente de ensino-aprendizagem de química

Darlei Gutierrez Dantas Bernardo Oliveira, Samila da Silva Gabriel, Geovana do Socorro Vasconcelos Martins

Resumo


A experimentação no ensino de Química vem sendo uma ferramenta muito útil no processo de
ensino-aprendizagem, porém muitas escolas não possuem laboratórios para realização de
atividades práticas, com isso a utilização de matérias alternativos torna-se um meio de
viabilizar essa problemática. É importante destacar, que uma aula experimental não deve ser
feita de maneira demonstrativa, mas com um intuito investigativo, no qual os alunos
participam ativamente na construção dos seus conhecimentos por meio do experimento. Nesse
estudo foi realizado a construção de fichas de experimentos investigativos com o uso de
materiais alternativos, como proposta de metodologia para o 1º ano do ensino médio,
abordando os assuntos ácidos e bases e reagente limitante.
PALAVRAS-CHAVE: experimentação, materiais alternativos, Ensino de Química


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.24219/rpi.v2i2.0.358

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


_________________________________________________
Revista de Pesquisa Interdisciplinar
(ISSN 2526-3560)

Revista de Pesquisa Interdisciplinar, Rua Sérgio Moreira de Figueiredo s/n - Casas Populares - Tel.: (83)3532-2000 - CEP 58900-000 - Cajazeiras-PB