A experimentação investigativa: utilizando materiais alternativos como ferramente de ensino-aprendizagem de química

Autores

  • Darlei Gutierrez Dantas Bernardo Oliveira UFCG
  • Samila da Silva Gabriel UFCG
  • Geovana do Socorro Vasconcelos Martins UFCG

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.0.358

Resumo

A experimentação no ensino de Química vem sendo uma ferramenta muito útil no processo de
ensino-aprendizagem, porém muitas escolas não possuem laboratórios para realização de
atividades práticas, com isso a utilização de matérias alternativos torna-se um meio de
viabilizar essa problemática. É importante destacar, que uma aula experimental não deve ser
feita de maneira demonstrativa, mas com um intuito investigativo, no qual os alunos
participam ativamente na construção dos seus conhecimentos por meio do experimento. Nesse
estudo foi realizado a construção de fichas de experimentos investigativos com o uso de
materiais alternativos, como proposta de metodologia para o 1º ano do ensino médio,
abordando os assuntos ácidos e bases e reagente limitante.
PALAVRAS-CHAVE: experimentação, materiais alternativos, Ensino de Química

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Publicado

2019-08-15

Edição

Seção

SIAT & SERPRO - Artigos Completos: ensino e diversidades