Representação feminina na ciência: um olhar sob a perspectiva étnico-racial nos livros didáticos de física

Autores

  • Jucilane Alves dos Santos UFCG
  • Mirleide Dantas Lopes UFCG

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.0.326

Resumo

A leitura imagética exerce relevante influência no processo de socialização. Neste sentido, buscamos
na presente pesquisa analisar as imagens apresentadas em duas coleções de livros didáticos de Física
do Ensino Médio. Em uma das coleções investigadas só haviam homens entre os autores, na outra
havia uma mulher. Este fato também foi objeto de investigação. A pesquisa foi feita por meio de uma
abordagem qualitativa e quantitativa, tentando identificar se as mulheres eram representadas de forma
paritária e se estereótipos de gênero estavam sendo reproduzidos por meio das imagens ilustradas.
Com o mesmo intuito, analisamos também a representação da mulher negra nestes espaços. Como
resultado identificamos uma irrisória representação feminina livros didáticos investigados,
especialmente da mulher negra. Observamos também que na coleção que possuía uma mulher entre os
autores, a representação feminina além de ser menor, estava mais associada às atividades relativas aos
cuidados com o lar. Tal constatação nos leva a crer que apesar de termos avançado na direção de uma
educação mais igualitária, muito ainda temos que fazer neste sentido.
PALAVRAS-CHAVE: Representação feminina; Livros didáticos; Mulheres negras.

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Publicado

2019-08-15

Edição

Seção

SIAT & SERPRO - Artigos Completos: MEIO AMBIENTE E AGRÁRIAS