Educação ambiental para o ensino de química: utilização dos objetos virtuais de aprendizagem

Autores

  • Felícia Maria Fernandes Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)
  • Edilson Leite da Silva

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.0.262

Resumo

No território brasileiro, assim como em outros lugares do mundo é grave a situação socioambiental. Diante disso a Educação Ambiental deve ser implementada na geração atual com o intuito de formar atitudes de emergência frente aos problemas ambientais. Esta pesquisa visa demonstrar o uso dos Objetos Virtuais Aprendizagem (OVA) do repositório Banco Internacional Objetos Educacionais (BIOE), que enfoquem o ensino de Química ambiental como ferramenta auxiliadora no processo educacional.  Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, ação e descritiva. Os resultados da pesquisa mostraram que todos os discentes não conheciam o BIOE, a grande maioria não sabia o que é um OVA, bem como afirmaram que o ser humano é o maior responsável pelos problemas ambientais. Além disso, a maioria dos alunos afirmaram que os OVAs utilizados facilitaram a aprendizagem do conteúdo. Os OVAs são um forte aliado ao processo educativo, pois levam a compreensão e permitem  o entendimento de determinados conceitos.

Referências

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: meio ambiente e saúde. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. 3 ed. Brasília, 2001.

________. Lei n. 9795 – 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental. Política Nacional daEducação Ambiental.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.

GUIMARÃES, Mauro. A dimensão ambiental na educação. 12° ed. Campinas, SP: Papirus, 2015.

MEIRELLES, Maria de Sousa; SANTOS, Marly Terezinha. Educação Ambiental uma Construção Participativa. 2ª ed. São Paulo, 2005.

MIRANDA, Guilhermina Lobato. Limites e possibilidades das TIC na educação. Sisifo/revista de ciências da educação. Nº 3. Maio/ago 2007.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2 ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

RAIÇA, Darcy. Tecnologias para a Educação Inclusiva. 1ed. São Paulo: Avercamp, 2008.

Downloads

Publicado

2019-08-15

Edição

Seção

SIAT & SERPRO - Artigos Completos: tecnologia e educação