A importância da avaliação antropométrica para analisar os níveis de obesidade em crianças do ensino fundamental II na cidade de São João do Rio - PB

Autores

  • Ilton Estrela da Silveira Faculdade Santo Augusto (FAISA)
  • Ana Emília Formiga Marques Faculdade Estácio de Medicina de Juazeiro (FMJ)

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.0.406

Resumo

A promoção da saúde na escola aliada a uma avaliação antropométrica eficaz é necessária ao combate da obesidade na escola, por isso o objetivo desse trabalho foi realizar uma avaliação antropométrica com método do Índice de Massa Corporal (IMC) dos educandos do Ensino Fundamental II. Esse foi um estudo quanti-qualitativo descritivo e experimental, no qual foi realizada uma avaliação antropométrica em 98 alunos do sexo masculino e feminino com a faixa etária de 11 a 15 anos. Resultados demostraram que o grupo com abaixo do peso são 47% do sexo masculino e 27% femininos que se encontram com seu IMC não sendo alarmante, em seguida se encontram com peso normal os escolares do sexo 40% femininos e 25% masculinos que está com seu IMC adequado para sua idade e do sobre peso estão com 18% Masculino e 18% Feminino e já obeso são 10% masculino e 15% feminino. Diante dos resultados apresentados, percebe-se a necessidade de realizar ações voltadas à sensibilização das crianças e familiares que apresentaram um IMC acima do normal.

 

PALAVRAS-CHAVE: Antropometria, Obesidade, Educação Física, IMC.

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Publicado

2019-08-15

Edição

Seção

SIAT & SERPRO - Artigos Completos: corpo e educação