Memórias de experiências no estágios supervisionado: indisciplina em sala de aula e o uso de gêneros textuais

Autores

  • Joaline Soares Damasceno de Melo UFCG

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.0.325

Resumo

O presente artigo é fruto da experiência vivenciada na etapa prática da disciplina  Estágio supervisionado nos anos iniciais do ensino fundamental do Centro de Formação de Professores, da Universidade Federal de Campina Grande – Campus de Cajazeiras/PB. O mesmo tem por objetivo relatar a aplicabilidade dos gêneros textuais como instrumento reflexivo acerca da indisciplina em sala de aula. De forma específica memoriar alguns gêneros utilizados  e dialogar a interação dos textos com os conflitos disciplinares dos alunos em sala de aula. A metodologia de abordagem qualitativa deu-se através da pesquisa de campo e em ação com uma turma do 5° Ano de uma Escola Municipal da periferia da cidade de Cajazeiras, alto sertão paraibano. O primeiro momento de observação na escola forneceu um diagnóstico e com base nele, em consonância com o professor regente da sala foram preparadas as aulas.  Trabalhar a literatura de cordel e outros gêneros textuais aplicando-os à realidade na qual a escola está inserida mostrou-se perfeitamente capaz para dialogar sobre a indisciplina em sala de aula.

 

 

PALAVRAS-CHAVE: Estágio Supervisionado; Indisciplina; Gêneros textuais. 

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Publicado

2019-08-15

Edição

Seção

SIAT & SERPRO - Artigos Completos: práticas pedagógicas inovadoras no estágio