Sexualidade, Identidade De Gênero E Direitos Humanos: Diálogos Com Docentes De Uma Escola Pública

Autores

  • Fábio Narduchi de Paula UNIGRANRIO
  • Eliane Tenório Cavalcanti UNIGRANRIO
  • Juliana Narduch de Paula Mansur UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.0.180

Resumo

O presente trabalho trata de um relato de experiência sobre os achados das discussões em sala de aula com alunos (as) da oitava série da Escola Municipal Maria Quitéria, situada no Município do Rio de Janeiro. O objetivo foi analisar e refletir como a sexualidade e identidade de gênero são percebidas nas implicações dos discursos e práticas construídos por esses docentes e quais os impactos dessas considerações para naturalização, banalização e diminuição de atos discriminatórios no interior dessa escola. Este trabalho leva em consideração questões de Direitos Humanos que fazem parte do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (2006) e de Educação em Direitos Humanos do Programa Nacional de Educação em Direitos Humanos, especialmente, a terceira versão desse Programa, intitulado PNDH-3 (2010), como uma forma de ensino que permite trazer para o ambiente escolar a formação de uma abordagem que favoreça o combate de todos os tipos de violência e buscar a justiça social dentro e fora do ambiente escolar.

Biografia do Autor

  • Fábio Narduchi de Paula, UNIGRANRIO

    Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes da Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO). Bolsista da Capes.

  • Eliane Tenório Cavalcanti, UNIGRANRIO
    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes da Universidade do Grande (UNIGRANRIO) Bolsista da Capes
  • Juliana Narduch de Paula Mansur, UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
    Bacharel em Direito e Licenciada em Letras pela Universidade Estácio de Sá

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2019-08-15

Edição

Seção

SIAT & SERPRO - Resumos: gênero educação