Desafiando a filosofia na EJA: relato de experiência na educação

Autores

  • Thamiris Gomes Costa
  • Cristina Novikoff Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

DOI:

https://doi.org/10.24219/rpi.v2i2.0.307

Resumo

O presente artigo surgiu de uma experiência profissional da Professora Thamiris, com o ensino de educação de jovens e adultos com os alunos de Filosofia e Sociologia, para um trabalho avaliativo do curso de pós-graduação em docência do ensino superior e tecnológico na Faculdade Sul Fluminense.

Quando se foi proposto fazer um artigo a partir da ideia de como você vê a filosofia da educação atual, foi estabelecido uma problematização baseado nos discursos dos próprios alunos participantes desta modalidade de ensino. Na lei de diretrizes e bases da educação nacional LDB, na seção IV que se trata do ensino médio, no artigo 36, parágrafo quarto, fica estabelecido que seja incluída a Filosofia e a Sociologia como disciplinas obrigatórias em todas as séries do ensino médio (Incluído pela Lei nº 11.684, de 2008), que determina que as propostas pedagógicas de escolas com organização curricular flexível, não estruturada por disciplinas, deveriam assegurar tratamento interdisciplinar e contextualizado, visando ao domínio de conhecimentos de Filosofia e Sociologia necessários ao exercício da cidadania. E que, no caso de escolas com, no todo ou em parte, organização curricular estruturada por disciplinas, deveriam ser incluídas as de Filosofia e Sociologia.

O presente trabalho pode contribuir para professores que trabalham na EJA, com o intuito de ajudar a refletir nas diversas formas de se trabalhar um conteúdo, de se avaliar o aluno, de como o professor pode fazer a ponte do conteúdo com a experiência de vida de cada um, construir um novo olhar para esta modalidade de ensino, voltando-se para um ensino informal. Acho relevante escrever sobre este assunto, porque além de ser uma área onde na qual a maioria dos professores costumam usar a educação formal, eles acabam trabalhando tradicionalmente os conteúdos e tratando os alunos como crianças crescidas , onde na qual esta modalidade de ensino deve-se ser trabalhando com um certo cuidado, pois os alunos que estão nesta modalidade optam pela mesma em busca de um ensino de qualidade mas que também o faça sentido.

 O que mais me motivou a escrever sobre este tema foi, a surpresa de encontrar meus alunos atuais tão perdidos quanto aos conteúdos de filosofia, me deparar com as dificuldades encontradas nesta modalidade de ensino, e perceber as necessidades dos alunos para com a disciplina e com a EJA.

Diante desses entendimentos, o objetivo desse artigo é descrever os desafios enfrentados por uma professora atuante na Educação de Jovens e Adultos no que tange ao ensino de Filosofia.

Biografia do Autor

  • Thamiris Gomes Costa

    Possui graduação em pedagogia pela Universidade do Grande Rio (2015). É membro do Laboratório do Grupo de Estudos e Pesquisas em Representações Sociais na/para
    Formação de Professores LAGERES.
    Tem experiência na área da educação atuando principalmente nos seguintes temas: Corpo , Jovens e Representações Sociais.

  • Cristina Novikoff, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
    Pós-doutorado em Educação pela FEBFE/UERJ (2013); Doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006); Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002); Tem Especialização em: a) Ginástica Escolar pela Fundação Oswaldo Aranha (1993); b) Psicopedagogia na Educação pela Fundação Educacional Rosemar Pimentel (1998) e; c) Especialização em Formação de Docentes para o Ensino Superior pela Universidade Gama Filho (2000). É graduada em: Educação Física pelo Centro Universitário de Volta Redonda (1987) e Pedagogia pela Fundação Educacional Rosemar Pimentel (1990). Atuou como Diretora Acadêmica no Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA (2002-2004); Atuou na Universidade do Grande Rio Prof. José de Souza Herdy ? Unigranrio, como como professor doutor, com bolsa de Produtividade em Pesquisa (PROPESQ 1A - FUNADESP/UNIGRANRIO) junto à Escola de Educação, Ciências, Letras, Artes e Humanidades e no Programa de Pós-graduação no Mestrado e Doutorado Interdisciplinar em Humanidades, Culturas e Artes/Unigranrio; como Membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (2006-2016). Atualmente é professor da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2016). Atua como professora do magistério superior no Centro de Formação de Professores - CFP/ UFCG. É Assessora de Pesquisa do CFP/UFCG. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP/ HUAC). É líder do Laboratório do Grupo de Estudos e Pesquisas em Representações Sociais na/para Formação de Professores - LAGERES/UFCG/DGPCNPq. Editora-chefe da Revista de Pesquisa Interdisciplinar do CFP/UFCG. Tem experiência na área de Educação sob a perspectiva interdisciplinar, com ênfase em Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais, Ensino e Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: representações sociais, formação de professor (inicial, continuada e autoformação), educação, imagens, corporeidade e valores.

Referências

BRASIL, Lei de Diretrizes e B. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.

CHAUI, Marilena. Filosofia e sociologia: volume único/ Marilena Chaui & Pérsio Santos de Oliveira. São Paulo: Ática, 2010.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

HADDAD, Sérgio. Tendências atuais na educação de jovens e adultos. Em Aberto, Brasília, out./dez. 1992, vol. 11, nº 4, p. 3-12.

NOVIKOFF, C. Dimensões Novikoff: um constructo para o ensino-aprendizado da pesquisa. In ROCHA, J.G. e NOVIKOFF, C. (orgs.). Desafios da práxis educacional à promoção humana na contemporaneidade. .Rio de Janeiro: Espalhafato Comunicação, p. 211-242, 2010.

PORTO. Leonardo Sartori. Filosofia da Educação. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2006.

SENNA, Luiz Antonio Gomes. O Planejamento no Ensino Básico & o compromisso social da educação com o Letramento. Educação & Linguagem, São José dos Campos, n. 7, p. 200-216,2003.

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA: DESAFIOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. Mato Grosso: Rodrigues da Silva, n. 9, v. 1, 2013.

Downloads

Publicado

2019-08-15

Edição

Seção

SIAT & SERPRO - Resumos: gênero educação